Votuporanga festeja hoje os seus 75 anos e tem muito o que comemorar. A cidade vive, atualmente, mais uma arrancada histórica de desenvolvimento com a revitalização do centro comercial e a construção de obras públicas, que podem determinar um novo alento ao seu progresso. Só neste ano, Votuporanga festejou a conquista da sua faculdade de Medicina numa luta incansável mantida pela Fundação Educacional de Votuporanga, nos últimos 10 anos. Para os grandes centros dotados de Universidades Públicas e reconhecidamente centros educacionais de tradição, a inclusão do curso de Medicina na grade curricular de uma instituição de ensino pode não significar tanto, mas, no caso de Votuporanga, a realidade é outra. A cidade vai ganhar novos universitários de diferentes regiões e com alto poder aquisitivo, que vão aqui morar e aquecer o movimento financeiro do município. Um outro aspecto é o status que a cidade ganha com a inclusão de um curso de respeitabilidade no país como este, com o fato do curso de Medicina em Votuporanga não pertencer a uma instituição particular, e sim, a Fundação Educacional que é um patrimônio da sociedade.
Uma outra grande conquista para ser comemorada nestes 75 anos é o recém-lançamento do shopping center. Trata-se de um investimento do Grupo North, empresários com experiência no ramo e que já detém outros empreendimentos desta natureza em cidades como Fortaleza, Recife, e Barretos. O grupo já investiu aqui adquirindo aquela que se apresenta como a melhor área de terra para abrigar o shopping, hoje o espaço que sedia a realização da Expô-Fisav. A expectativa é de que os investidores determinem mãos às obras logo depois do encerramento da festa. Tem-se como previsão de que o shopping esteja pronto para entrar em funcionamento no final do próximo ano.
Em meio as festividades dos 75 anos, o centro da cidade está um verdadeiro canteiro de obras. A cobertura da Concha Acústica com dinheiro do governo federal conquistado através de emenda parlamentar do deputado João Dado e em parceria com a Prefeitura, é uma realidade. A Concha foi, no passado, um símbolo da cultura popular projetada ainda na primeira administração do prefeito Nabuco. Recebeu remodelações ao longo do tempo e se tornou o palco dos grandes eventos populares da cidade, quando ainda não se tinha o Teatro Municipal. Os tempos mudaram, mas a Concha Acústica, sem a sua cobertura própria e sujeita a chuvas e trovoadas, perdeu o seu espaço. Hoje está reconquistando e, certamente, voltará a ser o Teatro do Povo reservado aos grande eventos culturais e artísticos.
Uma outra obra que ressalta a nossa aptidão para a cultura está sendo erguida no Centro de Lazer do Trabalhador que tende a ser um dos espaços mais aprazível da cidade. É a Casa da Cultura dotada de repartições para acolher os estudantes e interessados no saber. Quem passa pelo local, fica admirado pela grandiosidade da obra também conquistada com recursos oriundo do governo federal.
Já o Aeroporto “Domingos Pignatari” recebe agora o maior investimento desde que teve a sua pista pavimentada. São obras complementares necessárias para dotar o campo de pouso em plenas condições de aterrissagem e decolagem das grandes aeronaves. É impossível imaginar que toda aquela adequação que está sendo feita no aeroporto não tenha o objetivo de se implantar de imediato uma linha aérea, com pouso e decolagem regular nesta cidade.
Votuporanga comemora também a duplicação da rodovia Euclides da Cunha, em fase de acabamento. Há previsão de que até o final do ano, teremos pista dupla que demanda a malha viária para São Paulo, ou rumo as barrancas do Rio Paraná. Com esta via de acesso duplicada, a cidade vai ganhar maior projeção para aqueles que selecionam municípios para investir em seus negócios.
Enquanto isso, o Poder Público avança em obras necessárias para oferecer qualidade de vida aos seus moradores. Em andamento, um programa de desfavelamento e substituição de canaletas antigas em pontos da cidade com risco de enchentes. O comércio abre novas perspectivas para o consumidor. Chegam novas lojas, crescem o interesse de instalação de fast food, como o Bob´s que já tem data para a inauguração. Surgem novos pontos comerciais como o Espaço Jardim e vem uma nova rede de supermercados com o o Proença. Às margens da rodovia, está em construção pelo Grupo Noble um terminal logístico que vai gerar o escoamento de produções.
Assim, Votuporanga, cheia de otimismo, chega aos seus 75 anos e cada vez mais moderna, dinâmica e atual. Bonita como nunca. Contudo, os desafios sentidos no passado pelos nossos pioneiros ainda persistem. E um deles está a nos preocupar: é a crise financeira da Santa Casa. Não basta apenas o trabalho, precisamos cuidar da nossa saúde. Feliz aniversário VOTU.
*João Carlos A Ferreira-Diretor do A Cidade