*Pe. Geomar Alves dos Santos
Para falarmos de família temos que ter em mente hoje que não existe somente um tipo, mas vários. Queremos de maneira especial refletir um pouco neste espaço sobre os desafios da família cristã e que de algum modo poderia ser aplicado a todos os tipos de famílias. Por exemplo: ter um tipo de relacionamento saudável é o objetivo de uma família cristã. Por isso, precisamos compreender a família como um sistema amplo, como um organismo vivo, onde uns influenciam os outros.
É preciso saber que relacionar-se bem é preciso saber estar ligado e também diferenciado dos outros, ter sua singularidade, sua diferença, mas também saber que somos unidos por um vinculo, o familiar. Por isso podem surgir conflitos afetivos por esta ligação e também diferenças psicológicas e de idéias. Relacionar-se em família é buscar sempre o equilíbrio entre esta ligação e esta diferença que caracteriza cada membro da família. Autoritarismos, ausências de poder por parte dos pais, abusos emocionais e físicos podem ser sintomas de desequilíbrio.
A dinâmica da família passa por vários ciclos vitais, igualmente cada indivíduo também experimenta isto ao longo da sua existência: nascimento, entrada dos filhos para a escola, saída dos filhos da casa, a terceira idade e por fim a morte. Compreender que em cada etapa deste ciclo somos bem diferentes e requer sempre um jeito novo de compreender e se acertar nestas etapas da vida familiar. Isto é a dinâmica de toda família. É preciso aprender as habilidades para lidar em cada época de mudança do ciclo familiar. A falta destas habilidades pode acarretar muitos transtornos na família.
Os relacionamentos familiares podem ser aperfeiçoados sempre, incluindo o respeito, o amor, a empatia, o companheirismo, dedicação e colaboração de cada membro familiar, buscando entender sempre antes mesmo de emitir qualquer julgamento sobre o outro, portanto, o diálogo é fundamental. É importante os pais conversarem entre si sobre o funcionamento da família, planejamento, trabalhos, etc... A autoridade respeitosa dos pais nunca poderá ser imposta muito tarde e esta estruturação do relacionamento familiar já deve começar desde o namoro buscando viver na presença de Deus e seu Espírito e pelo diálogo.
Seria muito bom que na educação dos filhos houvesse um planejamento comum, assumindo a educação própria dos filhos, nunca terceirizando para a escola ou outros organismos. A função educativa é própria dos pais. Estarem de comum acordo nesta educação e evitar discutir na frente dos filhos sobre a educação. Hoje mais do que nunca é preciso de uma educação preventiva dentro de casa desde a infância num diálogo aberto e sincero. Priorizar um tempo de qualidade para estarem juntos e com os filhos e poderem festejar, mostrar afetos e carinhos positivos para com os filhos, pois eles precisam disto..
Pensar sobre a família é conversar sobre ela, sobre as regras, formas de educar, de como o trabalho afeta ou está afetando a dinâmica familiar, a questão econômica que hoje atinge muitas famílias. Sobretudo saber discutir com a sabedoria do Espírito, colocando Deus presente nos diálogos, olhando tudo na família do ponto de vista que Deus quer para sua família.
Creio que hoje sejam muitos os desafios de formarem uma família cristã sólida nos relacionamentos em tempos de internet, televisão, celular, pais trabalhando fora... enfim tantos desafios do mundo de hoje que sinto muitos pais perdidos, famílias desestruturadas. Para uma boa relação do casal e da família é precisão abrir mão de muitas coisas, mas o importante é querer de fato que a mudança ocorra e esta mudança não é construção de um só na família, mas de todos os seus membros. E lembrando sempre, tendo Deus presente em todos os momentos bons e ruins como alicerce fundamental para um bom equilíbrio com a presença de Deus que deve fazer parte integrante do sistema familiar. Lembrando que se todos os recursos devem ser utilizados, e se precisar buscar ajuda, seja de um casal amigo, conselheiro, psicólogo e nunca ficar com vergonha disto, pois isto não é uma fragilidade ou falta de fé, Deus colocou estas pessoas para nos ajudarem.
*Pe. Geomar Alves dos Santos - Paróquia Santa Luzia de Votuporanga.