Onde está o paradigma daquilo que idealizamos como Educação primordial e como sendo a base e esteio de transformação social? Muitos sonhos perpassaram por nossas mentes. Onde estariam os governantes ao pensarem Educação, isto é, se realmente pensam? A nossa mídia, nossos políticos, famílias, não têm visão e nem a dimensão do que é educação.
Hoje, vejo muitos pseudo-entendidos da educação tecerem comentários de educação ;mas, não são capazes de visualizar o que é uma verdadeira educação. O governo do Estado mexeu com milhares de pessoas quando fez esta famigerada reorganização da Escola Pública que de reorganização não tem nada.
Sendo sua atitude totalmente economicista e sem compromisso com a melhoria da escola pública. Quando que os políticos vão acordar e saber que a base de transformação social está embasa na educação? Aliás, a exemplo da Idade Média, é melhor manter o povo na ignorância, sendo assim, mais fácil de manter os currais eleitorais e criar massas de manobras. O governo de São Paulo queria se vingar dos professores porque sempre a educação foi o calcanhar de Aquiles do governo, mas o tiro saiu pela culatra porque houve uma reação da sociedade que saiu do ostracismo e cansou-se de ficar calada mediante as tantas arbitrariedades.
Não sei até que ponto as instituições democráticas deste país vão engolir calados tantos desmandos e tantas falcatruas. O povo brasileiro é pacifico e amoroso, mas não é bobo não. O que o governo do estado de São Paulo precisa entender que escola tem que ser pública, gratuita, laica e próxima da residência dos alunos.
Quanto tempo faz que solicitamos a redução do tempo dos professores em sala de aula, qualificação dos professores em serviço, diminuição do número de alunos por sala de aula, melhorias na qualidade das salas de aula? A melhoria nas salas de aulas passa por uma lousa eletrônica, climatização das salas de aulas, respeitos aos profissionais da educação. Conclusão, educação neste país não é prioridade, “trata-se de problema crônico embasado na incompetência dos professores”, “a educação está desta forma porque os professores são mal formados”, “os professores não têm competência para ensinarem nossos filhos”, “professores ganham muito bem em relação ao resto da sociedade”; todas estas e outras afirmações são inverídicas, pois os professores vivem num estado permanente de pressão e sofrimento. Vontade de ministrar aulas, vontade de ser respeitada pelos seus alunos e pais, vontade de ter um salário digno e respeitoso de acordo com a sua dedicação e amor. Ser professor é padecer infinitamente e perdoar setenta vezes sete. Ser professor é trabalhar e morrer sem ser esquecido pela sua luta e dedicação. Infelizmente, Educação é uma profissão em extinção.