Iniciemos falando de saúde e felicidade. Saúde para enfrentar os “trancos” que 2016 poderá oferecer aos brasileiros. Felicidade no trato com os amigos e família para que o dia a dia se torne menos angustioso. Tudo indica que a situação vai ser complicada. O brasileiro não quer assim, porém, os “vestais” estão fazendo de tudo para que realmente as coisas se embaralhem.
E, aproveitando, por falar em saúde, lembremos que aqui em Votuporanga foi iniciado um movimento que adquiriu sucesso nacional em defesa dos hospitais filantrópicos. Agora estamos assistindo com tristeza a decadência até de hospitais públicos. Isto, sem dúvida, é uma vergonha nacional, demonstra que os “mandatários” não estão nem aí com o povão. Aqui em nossa cidade ainda temos alguma tranquilidade, porque a Santa Casa está de pé, inclusive, acudindo certas situações de cidades vizinhas. Neste caso, devemos dar o mérito aos Diretores, Conselheiros e funcionários abnegados e atentos aos problemas, sempre, na medida do possível, ajudados pelo Carlão. Quanto ao movimento encetado por aqui, não tivesse sido ele boicotado, o Governo Federal estaria cuidando do assunto com mais seriedade.
Agora vem 2016, carregando nos ombros os problemas advindos de 2014 e 2015. Como o Natal já passou, que ninguém espere pelo Papai Noel fora de época. No salve-se quem puder da capital federal, não haverá tempo para tomada de atitudes que possam amenizar a agruras econômicas do país. Mas, tudo bem, votamos errado, agora paguemos a conta desse Congresso desmoralizado por muitos, nem todos, claro.
Sempre sonhei com uma reforma política, é o que me sobra e me cabe sonhar. O voto distrital já ajudaria por escolhas diferentes, pois, as regiões conhecem no ninho seus aproveitadores e escroques e os evitaria. Limitar as reeleições para cargos por apenas dois mandatos, consecutivos ou alternados, também, colocaria para fora automaticamente os “sabichões”. Não deixa de ser um sonho, pode ser que no futuro não tão próximo isto aconteça.
E, também, aproveito para deixar um palpitinho aos jovens que pretendam se iniciar na política: façam isto como objetivo de vida comunitária, jamais para acertar a vida ou arrumar um emprego e encher o bolso de dinheiro. Não se deixem dominar por grupos que apenas enxergam seus interesses particulares. Valorizem os bons empreendedores, porém, não se deixem dominar por eles. Tenham personalidade própria e, quando pendurarem a chuteira, não carreguem arrependimentos para que possam andar de cabeça erguida nas ruas de sua comunidade. Existem pessoas assim, portanto, não é difícil. E, lembrem-se, este ano de 2016 é uma boa oportunidade para os que desejam iniciar, vem ai as eleições municipais.
Que todos tenham forças suficientes para viver e conviver com o próximo ano, acreditando que outros anos virão e que as forças Divinas haverão de, em algum momento, privilegiar o esforço dos bens intencionados. Jamais podemos desanimar, jamais podemos nos submeter aos interesses de pessoas insensíveis que não possuem em seus corações um mínimo de generosidade e apenas enxergam como objetivo a ganância e o poder, ou uma boquinha de salário. E, já neste ano, antes de votar, não fique muito preocupado com as forças que acompanham o candidato, e sim com a personalidade e independência do mesmo. Penso que assim o Brasil já começa mudar pela base, nos municípios.
Feliz 2016 a todos.