O carnaval passou, ninguém caiu e estou escrevendo de novo. Para um pais com uma movimentação política tão patética e horrorosa, sem duvida, um período de carnaval ajuda muito. Para alguns políticos enrolados, durante o carnaval caiu muito bem uma antiga musiquinha de carnaval que tinha uns versinhos assim: “ Deixe as águas rolar / Deixe a poeira abaixar, vou achar uma saida / Nada vai atrapalhar e Deus vai ajudar (?) / Vou consertar minha vida”. Não duvido que pensem assim, apenas duvido que Deus os deixará sair de fininho das maracutaias. O tempo dirá.
Mas, muito bem, se o panorama geral não se apresenta muito legal, como sempre escrevo cuidemos para o que o de Votuporanga fique sempre legal.
Durante o carnaval milhares de pessoas vieram para cá se divertir. Não só em Votuporanga, porém, por conseqüência dela, em varias cidades da região, também, muitos jovens desse Brasil e até do Paraguai deixaram alguns reais. Enquanto todo o pais sofre com falta de “tutu” por vários motivos, aqui e em nosso entorno o nosso carnaval movimentou o pedaço. Legal que seja assim e parabéns aos organizadores.
Como já escrevi, o carnaval de Votuporanga sempre atraiu pessoas de outras plagas e, sem duvida, pela forma como sempre foi feito desde outras épocas e, também, porque as pessoas sempre foram bem recebidas. Quem gosta volta.
Nossa cidade sempre foi muito acolhedora, as pessoas iniciais sabiam cativar os visitantes e, por isso, a cidade cresceu, firmou-se regionalmente e está ai pronta para ser aproveitada.
Todos os Prefeitos e políticos anteriores procuraram construir um bom dialogo que levasse a cidade a um bom termo. Terminadas as campanhas, os adversários, inteligentemente, juntavam-se para que as conquistas pudessem vir. Que me lembre, Dalvo foi adversário do Cap. Almeida e logo depois da posse do vencedor, Dalvo no caso, lá estavam os dois (Dalvo e Almeida) em São Paulo em busca de benefícios para Votuporanga. Outros agiram de maneira parecida.
Todos os ex-prefeitos de nossa cidade sempre foram muito carinhosos e respeitosos com a população. Até hoje assisto pelas ruas, com satisfação, quando existe a oportunidade, pessoas cumprimentando com alegria o João Nucci, o Dalvo, o Pedrão Stefanelli e o Dr. Atilio. O Carlão, que ainda está na atividade, não deixa de dar atenção a quem o procura e o Juninho, Prefeito atual, não se esquiva de quem quer seja, é sempre muito educado com as pessoas. Foram, todos, sem duvida, muito bem educados em seus berços, e aprenderam com os políticos do passado que Votuporanga precisa viver em harmonia para poder oferecer, sempre, uma boa cidade ao povo. A grande diferença de nossa cidade sempre foi a harmonia política. Adversários, sim, inimigos, jamais.
Como escrevi acima considero a cidade pronta, a luta de todos deu um ótimo resultado. Algumas conquistas mais serão ainda necessárias, porém, como diz o caboclo: “como está já dá para tocar o barco”. O Carlão e o Juninho foram muito importantes nos arremates finais, muita coisa boa aconteceu e, sem duvida, até o final do ano vai acontecer mais. A partir de agora empresários de vários seguimentos estarão procurando a cidade porque ela oferece muitas oportunidades. Já, já, fica pronto o Shopping e, parece, até um outlet está vindo para cá. O século 21, com a entrada do amigo Carlão em 2000, e o Juninho em seguida, está sendo ótimo para a cidade. Que a nossa juventude possa auferir uma boa existência por aqui.
Apenas entendo, e sinto isso em muitos amigos, que o Juninho e o Carlão (penso que já escrevi isso) tem a obrigação de conduzirem as disputas políticas de tal forma que a cidade não perca sua força de harmonia. Força sim, ambiente saudável, sim. Isto, aqui já é uma tradição, e que se mantenha.