Manuel Ruiz Filho é professor e colabora com este jornal –
manuel-ruiz@uol.com.br
Essa deve ser a atitude de todos brasileiros deste país. Não reeleger. Assim, não haverá nenhum corrupto com direito de continuar corrupto. Ou a gente muda este país, ou nossos filhos e netos vão pagar um preço incalculável que você ajudou a colaborar. Pelo que temos visto até este momento, está sendo difícil achar um homem público que tem sua ficha limpa. Não estou dizendo que não há, estou dizendo ser difícil.
As manchetes jornalísticas e televisivas mostram isso todos os dias e em todas as horas. Este país está uma vergonha. O mundo todo está rindo de nós e da corrupção que se instaurou dentro da nossa nação. Estou envergonhado com isso. Não se lê nenhuma noticia alentadora e muito menos se ouve uma coisa decente que esteja acontecendo dentro do processo administrativo. Não se faz neste país nenhuma licitação que não tenha o ganhador antecipado. As instituições sérias são vilipendiadas até por analfabetos. Os concursos públicos têm cartas marcadas.
A maioria do pessoal que atua nos movimentos governistas recebe ou recebeu benefícios e estão presos a isso. Defendem seus interesses e essa é a grande verdade. Tem hora que me arrependo de ter nascido num país que se transformou num antro de perdição. Onde o pobre quando comete crime ou coisa parecida paga com cadeia e com o rico nada acontece ou vira ministro. Ministro do que? De corrupção? De desordens? De acobertamento? Cheguei a uma conclusão: precisamos rezar e pedir a Deus que nos dê lucidez para que possamos sair dessa absurda situação que nos encontramos.
Se não reelegermos ninguém nos próximos governos municipais, estaduais e federal teremos a chance de ter gente nova, que com certeza, terá cuidado em fazer uma gestão decente para poder dar exemplo de dignidade, cidadania e respeito ao povo brasileiro que tanto merece e continuar fazendo deste país uma verdadeira pátria amada. É triste a gente pensar na possibilidade de ter que deixar este país por causa da corrupção, da má administração ou de dirigentes de mau caráter. As atitudes de políticos corruptos que estamos constatando são claras para fugir das punições que inescrupulosamente cometeram.
A nomeação de um ministro para desempenhar um cargo importante não pode e nunca deveria acontecer pelo simples fato de protegê-lo a favor da criminalidade e da impunidade. Sinto vergonha de pertencer a uma sociedade política que tem esse perfil. Isso é nojento e deplorável. Tenho pena das crianças brasileiras que terão de engolir um país assombrado, sem rumos, onde a decência não tem moradia. Que Deus os ajude a ter forças suficientes para extirpar de uma vez por toda essa corja de desonestos sem escrúpulos que escraviza uma nação que tem no seu perfil a brilhante seriedade como tantas outras que o mundo conhece.