Sales Silva é engenheiro, representante comercial e ambientalista, residente em Votuporanga.
Sales Silva
No dia 10/01/2016, a imprensa escrita local publicou a matéria intitulada “Vereador Meidão pede à SAEV manutenção de áreas de lazer”.
Perante a falta de manutenção e/ou revitalização de logradouros públicos (áreas de lazer, horto florestal, bosques e demais áreas verdes) até concordamos plenamente com esta matéria, porém fica deselegante – através de uma crítica infundada, impensante, desprovida de embasamento científico e até incoerência pela falta de conhecimento nesta área – este nosso vereador tachou de “um absurdo” a SAEV gastar dinheiro com plantação de coqueiros nas marginais de nossa cidade.
Este nobre edil esqueceu-se de que esta nova etapa da arborização urbana contempla a implementação do recente e inovador projeto – inerente ao plantio e replantio de árvores nas ruas centrais de nossa cidade – possuidor de grande respaldo técnico científico; pois vale lembrar que em meados de 1990, a cidade de Nova York, considerada uma das maiores metrópoles do mundo, iniciou um amplo programa de proteção aos seus mananciais.
Desta forma, houve inserção de milhares de árvores no entorno da cidade, inclusive com aquisição de terras pelo governo e, assim, graças a estes projetos bem sucedidos, oriundos desta revitalização ecológica, conseguiram desvencilhar-se da malfadada crise hídrica, causadora de grandes transtornos no abastecimento.
Não podemos nos esquecer que, dentre tantos benefícios proporcionados pelas árvores, o sombreamento por elas proporcionado minimiza o impacto das altíssimas temperaturas em nossa região, bem como nos protege dos raios prejudiciais do sol – estes, atualmente, responsáveis pela alta incidência do câncer de pele, principalmente nesta região considerada a mais quente e seca do Estado de São Paulo.
Não nos esqueçamos de outro benefício importantíssimo, inerente ao plantio de árvores nas cidades, pois através da evapotranspiração (fenômeno em que as árvores liberam por meio das folhas o vapor de água absorvido do subsolo); este processo contribui para a melhoria da umidade relativa do ar.
Esta é uma decisão bem acertada, neste projeto da Prefeitura, em parceria com a SAEV, objetivando a melhoria de nossa qualidade de vida – pois no simples ato de inserirmos mais verde em nosso município (programas de implementação e apoio ao plantio e replantio de árvores) literalmente e, em menor escala, estaríamos também compensando os altos índices do desmatamento indiscriminado e até criminoso de nossas florestas e matas nativas.
Como um colírio para nossos olhos, as árvores – através de sua beleza, formas, cores, aromas, flores e frutos – agregam diversos valores em nossa comunidade, pois, além da purificação do ar, são importantes também na tipificação do quesito mundial denominado “ecologia sustentável” como responsáveis pela melhoria na qualidade de vida de seus munícipes.
Oportuno lembrarmos o legado do grande pesquisador científico, oceanógrafo e ambientalista francês Jacques Cousteau, que há décadas já nos alertava que: “ É no respeito à natureza que reside o futuro do homem e todo ser vivo que habita a terra”.
Sales Silva é engenheiro, representante comercial e ambientalista, residente em Votuporanga.