Manuel Ruiz Filho é professor e colabora com este jornal -
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Neste domingo, escreveu neste matutino o Dr. Lélio Braga Calhau, digníssimo Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Comentou o ilustre Magistrado sua indignação com a atitude das grandes empresas de telefonia, serviços de internet e também de empresas de TV por assinaturas. Até parece que o ilustre magistrado contava um fato que acontece comigo.
Em 22 de janeiro de 2016, dirigi-me a uma das lojas que representam a SKY aqui em Votuporanga, para assinatura de um período anual de serviços de TV. Após o entendimento com os funcionários da loja (por sinal atenciosos profissionais), solicitaram meu cartão de crédito para a consumação da assinatura. Entreguei o cartão, inseri minha senha, precisamente às 16h44min conforme comprovante da assinatura emitido pela maquininha eletrônica no valor de R$ 478,80, em meu poder. Passaram-se 2 dias e não recebi o sinal de TV adquirido. Uma semana depois voltei à loja para fazer a reclamação e cancelar a assinatura. A informação que recebi era que a SKY não havia recebido o valor debitado no meu cartão. A assinatura seria cancelada e o dinheiro que eu pagaria no cartão seria devolvido dentro de 7 dias úteis. Passaram-se alguns dias, a fatura não foi cancelada e paguei a primeira parcela. Voltei a loja e novamente reclamei. O funcionário da loja ligou na SKY e obteve a informação que eu receberia o valor integral da assinatura dentro de 30 a 60 dias, mas que as parcelas continuariam sendo debitadas. Venceu a segunda parcela, debitaram novamente. Voltei à loja e o funcionário ligou na ANATEL. Tenho o protocolo da reclamação nesse órgão. Poucos dias depois o telefone de casa tocou. Atendi e me disseram que era da SKY.
Depois de ouvir todas aquelas baboseiras que as empresas falam, pediu para que eu enviasse um email com o comprovante do recibo. Mandei o email e dois dias depois me ligaram novamente dizendo que não haviam recebido nada. Mandei o email novamente. Falei com a funcionária Adriana França dia 7/03 às 12hs30min. Perguntei de onde ela falava e ela me disse que era da Paraíba. Achei estranho, para fazer a assinatura fui a 5 quarteirões de casa e para resolver o cancelamento precisava ser do Estado da Paraíba. Bem, ainda não recebi nada e nem mesmo a assinatura do plano foi autorizada. Já vi na fatura de abril que está inserida a terceira parcela para eu pagar.
Que vergonha me dá viver num país onde não se respeita o consumidor. Onde a empresa safada tem as portas abertas para enganar seja quem for. Onde os problemas do consumidor só são resolvidos na Justiça, mas nem sempre. Essa SKY é uma empresa irresponsável. Tenho todos os comprovantes de que falei em mãos para quem quiser averiguar. Lamento que neste país os direitos não sejam respeitados. UMA VERGONHA “senhora” SKY. Ao contratar algum serviço nessa empresa, pense mais de uma vez. Passei-te o perfil desse espectro de empresa para que não caia na mesma cilada que eu caí.