Já, em 2004, escrevi um artigo sobre pessoas abnegadas, essas que se dedicam a causas comunitárias, sem procurarem retornos materiais. Votuporanga foi construída nessas quase oito décadas por pessoas assim e, hoje, está aí para que todos possam conviver em uma ótima cidade. Também, escrevi em 2004 o seguinte, e serve perfeitamente para os momentos atuais: “É possível que as preocupações do mundo moderno, cheio de correrias e incertezas e a própria falta de um maior contato entre vizinhos desviem a atenção das pessoas para as boas ações que outros semelhantes estejam realizando. Mas, de uma coisa podemos ter certeza, a cidade tem muitas coisas bonitas nesse sentido, tem muita gente abnegada. Portanto deixo aqui uma sugestão a todos: “sempre que alguém desenvolver algum trabalho em prol da comunidade, no mínimo, agradeça”.
É isso aí, daqui poucos dias a cidade vai completar 79 anos. Pensando bem, jovem ainda se comparada a muitas outras de nosso estado e do Brasil. Toda nossa região é nova, também. Ainda, felizmente, existem por aqui muitas pessoas que cresceram com a cidade. Chegaram muito novos, fizeram suas escolas iniciais por aqui, acompanharam o desenvolvimento, alguns foram protagonistas na política e, em outros setores, e possuem um imenso carinho pela cidade. Cada conquista, cada passo mais que a cidade deu, constituía motivo de orgulho para seus construtores, seu povo. O esforço de todos culminou em sucesso e, felizmente, existem muitas oportunidades para os que já estavam e para os que chegaram depois. Através dos anos, Prefeitos, Vereadores e um monte de abnegados souberam conduzir, pacificamente, os interesses da cidade.
Muitos sempre pregamos a educação e a tolerância para a política municipal. Adversários precisam ser respeitados, democracia é assim. Nem todos, em qualquer comunidade, pensam da mesma forma e isto precisa ser compreendido. Para que a cidade continue acompanhando os novos tempos com sucesso é preciso que o entendimento da educação e do respeito prevaleçam. Precisamos continuar contando com abnegados, precisamos permitir que todos tenham oportunidades iguais e que a juventude veja esperanças para seu futuro e se fixem por aqui, como aconteceu com tantos que ainda estamos por aqui durante todas essas décadas.
Nosso pais continua vivendo momentos de incerteza, continua sendo dominado por grupos de interesses, isto não é bom. É possível que em algum momento nossa democracia se abra para novos valores e novos líderes. Enquanto isso não acontece vamos cuidando de nossa cidade e região, vamos mantendo a união e o bom entendimento, vamos progredindo e avançando, sempre com respeito, alegria e oportunidades iguais para os moradores.
Que o próximo governante municipal, seja quem for, entenda que será governante de todos e mantenha a cidade sempre entusiasmada. O Brasil, de hoje, tão maltratado, precisa de entusiasmo, comecemos por aqui.