*Alessio Canonice é de Ibirá e colabora com este jornal – alessio.canonice@bol.com.br
Enquanto uma boa parte dos brasileiros aguarda com ansiedade a olimpíada a ser realizada no Rio de Janeiro e que não venha a se constituir na decepção da Copa do Mundo de 2.014, corre sérios riscos em vários aspectos, diz o Jornal “O Estado de São Paulo, que teve acesso às informações sobre este evento, que está chamando a atenção do mundo.
Um dos vários motivos se estende ao atraso de obras e de planejamento de uma forma segura e eficaz, além da falta de dinheiro, preocupam e muito a realização da olimpíada.
O informe técnico classifica em cores o andamento dos preparativos, e quando uma delas se apresenta na cor verde, significa o bom andamento das providências prioritárias e indispensáveis.
Em amarelo, indica que inspira cuidados, onde aparecem pontos como insegurança, transporte, comunicação, controle de doping e evento teste.
Em vermelho, indica atrasos, que podem comprometer a realização dos jogos das diversas modalidades esportivas dentro do contexto desta realização, acrescentando a esta situação, que os itens mais importantes se resumem em locais de competição, infraestrutura geral, acomodação e finanças.
Em assim sendo, o Comitê pede acompanhamento preciso e cauteloso nas obras de transporte, que já estão todas atrasadas. Há ainda a preocupação de que a frota de navios ainda não seja suficiente para o evento.
Na sequência do que relatamos acima, e que se apresenta na cor vermelha, é a situação da rede hoteleira.
Além disso, os contratos com navios, que seriam usados com hotéis, ainda não foram acertados, constituindo-se em uma das várias preocupações, além daquelas narradas até aqui.
E, para piorar as obras no porto, essenciais para os navios-hotéis, estão classificadas em amarelo, onde os cuidados devam ser intensificados com todo o rigor e com a maior urgência possível.
Mas o que preocupa mesmo são as instalações esportivas. Ainda existem muitas e frequentes mudanças de locais e incertezas sobre a localização e especificação das instalações, como um dos pontos primordiais, para que o evento seja coroado de êxito.
Enfim, critica o Comitê Internacional em seu relatório sobre as irregularidades, e este, por sinal, é o quadro em que se encontra os preparativos para a tão falada olimpíada, além dos riscos já enumerados neste comentário, mas espera-se que as providências a serem adotadas se transformem em realidade no mais curto espaço de tempo.