Pois é, pode ser que até o final do mês ou início do próximo a Presidenta tenha sido demitida. Pode ser, não é certeza, pois, estamos num pais com mais de trinta partidos onde muitos dos eleitos (nem todos, claro) apenas se preocupam com seus interesses e os de alguns amigos, o povo e a nação são fatores secundários.
Os jovens bem-intencionados que se dedicam à política não podem ficar jogando o jogo dos caciques e devem se lembrar sempre da frase do Lincoln: “Ninguém engana todos por todo o tempo”, ou a de Buda: “ Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade”.
A população em geral confia o voto em alguém para que o mesmo possa trabalhar em benefício da comunidade. O político que despreza essa premissa é um desumano. Nesses novos tempos que vivemos as notícias correm rápidas e alguém, ou alguns ávidos pelo poder, podem se dar mal se não cumprirem com suas obrigações e propostas. Ninguém tem o direito de enganar, ninguém tem o direito de usurpar os benefícios públicos. O Brasil de hoje através de algumas instituições está penalizando os políticos e asseclas desonestos. E ninguém deve ficar com dó, ao contrário, torçamos para que os caras sejam extirpados da vida pública. Pode até demorar para que a maioria política se acostume aos bons costumes, porém que aconteça.
Enquanto isso, os municípios estão se preparando para eleger novos legisladores e executivos. Dependendo do estado de espírito da população poderemos assistir muitas surpresas Brasil afora, muitos serão trocados. Percebe-se claramente que o povo, mesmo sem se dedicar a leituras especializadas, está propenso a experimentar novos nomes, novos grupos, enfim, novas pessoas no comando de suas cidades. Não houvessem falácias e o tal de já fez, em muitos lugares as trocas existirão. Se não der certo, nas próximas eleições troca-se de novo.
Com todas as denúncias e evidencias já existentes, infelizmente, ainda, os políticos incrustados em seus mandatos não se dedicam a votar Leis que possam trazer modificações. Todo o pessoal envolvido, desde assessores, puxa-sacos e aproveitadores de situações, não estão preocupados com os destinos do povo. Tá todo mundo atrás de uma boquinha. Esses deviam ir trabalhar igualzinho fazem as pessoas comuns, suarem para levar o sustento para casa. Mesmo errando ou exagerando e até sendo injusto com algum município, tá na hora de uma troca geral. Com certeza após somas e subtrações o resultado final geral será positivo.
E, tem mais, pensa o articulista: as siglas partidárias não podem ser penalizadas por culpa dos erros de alguns filiados, esses é que precisam pagar por seus erros, expulsos dos partidos e terem seus direitos políticos cassados.
E, também, mesmo não querendo me intrometer abertamente em nenhuma campanha, usando a experiência de anos em praça pública, sugiro aos eleitores que gravem os pronunciamentos dos candidatos para cobrá-los depois. Gravem mesmo, pois, no momento que alguns perceberem isto deixarão de fazer compromissos impossíveis, deixarão de iludir a população. E, penso mais; não é porque, em algum lugar deste pais, alguém esteja sendo apoiado por figurões que sua administração será bem-sucedida. Sem pretender ofender lembremos do exemplo da Presidenta que possivelmente perderá o cargo, foi eleita por força de enganos e de apoios fortes. Deu no que deu, o povo está sofrendo.