*Joaquim Marciano Ribeiro Filho é psicólogo (CRP 06/98170) do CRAS – SUL (Centro de Referência de Assistência Social)
Em 2016, de 7 a 13 de agosto, Votuporanga realizará a programação do SÃO PAULO PELA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA. Nossa cidade é um dos municípios pioneiros em reconhecer a importância do cuidado para com os bebês, crianças e suas famílias, iniciando-se desde a gestação.
Todos os dias, por hora, nascem mais de 300 bebês no Brasil. Hoje, muitas chegaram do Oiapoque ao Chuí. Elas sentiram pessoas e sorrisos. Não entenderam da mesma forma que compreendemos o que essas pessoas que a circulam fazem. Entretanto, sentiram que pessoas estão à sua volta para protegê-la. De braços em braços, pela primeira vez, são envolvidos pelo amor de um abraço, de um singelo carinho pele com pele e vão fortalecendo os laços de um vínculo familiar.
Elas crescem, e tão rápido as vemos hoje com brinquedos e amanhã querendo percorrer o mundo. Para que isso aconteça, passamos a ampliar formas de cuidados em saúde, educação e assistência social, cada vez mais qualificados. Resultado: bons avanços.
Por outro lado, infelizmente, no Brasil e no mundo ainda há bebês e crianças sem atenção à saúde, sem oferta de educação, sem acesso aos direitos básicos. Elas crescem na vulnerabilidade e passam a administrar a casa e a vender produtos, no lugar de irem à escola. Sim, no Brasil caminhamos para uma infância com qualidade, mas há uma estrada pela frente, com infâncias às margens.
A infância vem ocupando o seu espaço, o de desenvolver integralmente cidadãos de direitos que contribuam para a melhoria da nossa sociedade. Nesse caminho, continuaremos a plantar desafios e a colher avanços.
Com esse entusiasmo, queremos refletir com você: Quais marcas nós queremos registrar em cada novo engatinhar de um bebê e andar de uma criança? Precisamos prosseguir construindo esses retratos com cuidado, pois são momentos únicos. Cada bebê e criança possuem apenas uma infância e ela deve ser plena!
Participe da 6ª SEMANA DO BEBÊ DE VOTUPORANGA.
A semana passa, as aprendizagens ficam.