A campanha política municipal deste ano parece que será feita por partes, em muito pouco tempo. Na rua os candidatos já podem se manifestar, na TV desde já ou em outro momento. Apenas, as pessoas em geral têm notado um silêncio muito grande na movimentação dos candidatos. Sei lá, cada um faz como pode, porém, o eleitor precisa saber quem é candidato. Indefinições e o excesso de burocracia tornam a vida, principalmente dos candidatos ao legislativo, muito difícil. O corpo a corpo é importante, só que a divulgação dos nomes por todos os cantos da cidade, também, é fundamental. Depois de tudo que vem acontecendo no Brasil, verifica-se a grande importância da eleição de bons legisladores, de preferência pessoas de personalidade bem formada e independentes em suas ações e decisões.
Votuporanga, tradicionalmente tem tido boas câmaras de vereadores, mesmo que alguns eleitores não entendam assim. Nunca tivemos escândalos e pelo que se sabe ninguém vota porque recebeu alguma propina. A forma de cada um trabalhar é característica do próprio e de como ele se relaciona com seus eleitores e precisa ser respeitado. Também, tradicionalmente, mesmo com vereadores de partidos contrários ao Prefeito da época, jamais projetos e Leis interessantes para o município deixaram de ser votados. Portanto, escolher bons nomes e boas pessoas para a próxima legislatura é muito importante. A cidade precisa continuar caminhando pacifica e harmoniosamente.
Muitas cidades de nosso pais, estado e mesmo da região foram prejudicadas por manterem brigas políticas e perseguições a adversários dos ganhadores. A democracia é fundamentada no respeito ás decisões dos eleitores, caso contrário é ditadura.
O Brasil está vivendo neste momento dias tensos e de incertezas, tudo porque nas últimas eleições a candidata ganhadora não cumpriu com o que prometeu em praça pública e o pais “foi à breca”. Penso e lembro, com meus amigos em outros momentos, tivemos candidatos que sabiam da necessidade de manterem a palavra empenhada, nada e ninguém os obrigava a fazer propostas impossíveis. Palavra dada precisa ser palavra cumprida. Já escrevi aqui que é bom alguns eleitores gravarem os discursos e promessas, faz parte dos costumes atuais, para depois cobrar o vencedor e fazê-lo cumprir o prometido. Existe um novo mundo aí pela frente, com todas as facilidades de comunicação, que fará com que os administradores e legisladores públicos tomem cuidado em suas ações e, isto, poderá fazer com que as administrações fiquem mais transparentes e os benefícios melhores distribuidos por toda a população. Nada vai acontecer do dia para a noite, mas que vai, vai.
Como sempre escrevo na quinta, sei lá o que aconteceu até o artigo ser publicado no domingo, porém, sou daqueles que estão torcendo para que as decisões dos Senadores sejam as melhores para o pais. Que a próxima semana seja de um ar melhor respirável e os brasileiros possam ter mais certeza em como será o futuro próximo, que o pais possa andar e se movimentar, que a economia seja mais forte, que os empregos voltem, mesmo devagar, porém, voltem, afinal famílias estão sofrendo por culpa da falta de esperanças e até de comida na mesa.
E, que as eleições municipais, depois das decisões em Brasília, possam trazer confiança aos municípios, harmonia e respeito para todos, com votos livres e desimpedidos de medo.