*Alessio Canonice é de Ibirá e colabora com este jornal – alessio.canonice@bol.com.br
A perspectiva de uma população, para a maioria de seus munícipes, prende-se às realizações do novo prefeito e a sua inspiração em realizá-las, independente dessas já existentes, em obediência ao desejo da população, mormente as obras que dizem respeito às necessidades indispensáveis e inadiáveis, para o bem-estar da comunidade.
Um dos pontos fundamentais é a educação, um fato que prioriza as condições essenciais de quem frequenta boas escolas, visando a formação de bons profissionais e que dão o seu quinhão de progresso e desenvolvimento cultural de uma cidade, incorporados a um ritmo de crescimento à base de boa formação profissional.
À vista do que narramos até aqui, a expectativa é grande por parte de todos os munícipes, mormente os critérios administrativos a serem adotados pela nova administração municipal, atrelados à visão do novo prefeito, coesa aos princípios e ideias de conduzir o município com métodos que satisfaçam as aspirações do cidadão que depositou seu voto, confiante no bom desempenho do novo prefeito municipal.
O sucesso do novo administrador, a nosso ver, está intimamente ligado às boas condições de gerir os negócios públicos, aplicando de forma saudável e salutar as verbas de que dispõe e que nem sempre cobrem as necessidades prioritárias, tomando-se por base a crise econômica que assola o país.
Ser prefeito entendemos ser uma missão difícil, árdua e temos pleno conhecimento disso, pois a população está sempre a exigir obras e realizações ao longo de seu mandato, especialmente aquelas que vêm ao encontro do desejo de todos que habitam o município, ansiosos por grandes feitos administrativos.
Na sequência, vem outro aspecto e que não poderíamos deixar de abordá-lo, que é a segurança, visando dar maior tranquilidade às famílias em seus lares, porém, é claro que este problema está ligado à Secretaria de Segurança Pública, mas com a voz ativa do chefe do executivo municipal, faz com que ela, segurança, torne-se mais efetiva com toda a sua eficácia.
Outra grande preocupação dos prefeitos é o problema da saúde pública, fazendo com que se torne eficiente a todos que dela necessitam, já que uma Pátria sadia somente se consolida com um povo sadio.
Geralmente, os prefeitos recebem uma carga cada vez maior a ser cumprida, citando como exemplo a Lei de Responsabilidade Fiscal e a prestação de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, órgão encarregado de examinar as contas das prefeituras, no cumprimento dessa missão indispensável.
Por fim, o Fundo de Participação dos Municípios nem sempre dá o respaldo necessário com um percentual digno, para que eles possam se deslanchar de uma forma satisfatória.