Casa de Leis, diga-se Legislativo de Votuporanga terá comissão de defesa dos animais. Importante e digna atitude. É preciso que a sociedade saiba respeitar todo e qualquer ser vivo, tanto da fauna quanto da flora. Mas o que me preocupa é se ela tem também uma comissão que trabalhe em defesa da criança abandonada; das crianças desnutridas; das famílias desestruturadas pela falta de condição humana, pela falta de remédios em postos de atendimento; pela falta de médicos nos postos de saúde atendendo famílias necessitadas; pela falta de crianças em sala de aulas; pelo excesso de jovens mergulhando no mundo do crime, começando pelo consumo de drogas; pelo excesso de desocupados nas ruas pedindo comida e dinheiro para completar quantia para ser paga na compra de remédios ou para seguir viagem; comissão para fiscalizar abusos nas licitações; comissão para averiguar se as obras públicas foram pagas sem gratificações extras ou superfaturamento; comissões para constatar se a cidade está com ausência de buracos no asfalto ou excesso de radares; comissão para averiguar se os terrenos sujos estão sendo transformados em terrenos decentes; se os carros abandonados nas ruas da cidade estão sendo removidos; se as viagens feitas pelo legislativo e executivo estão sendo apresentadas com resultados para a população e não somente para os políticos fazerem políticas; se o número de empregos públicos não excedem o limite necessário pagando promessa de campanha; se as escolas estão sendo vigiadas em suas partes pedagógicas, onde o aluno devereceber os conteúdos de formação ética, cidadania e profissionalizantes, ou simplesmente se o professor brinca de ensinar (aguardando aposentadoria) e o aluno brinca de aprender, nada levando para casa; se não existem professores lecionando sentados com celulares nas mãos; comissões averiguando se não existem alunos com necessidades especiais em sala de aulas despreparadas no aspecto físico e com professores sem esse conhecimento; se os diretores de escolas estão desempenhando seus cargos com extrema capacidade pedagógica ou se lá foram nomeados por nepotismo; se cada um dos participantes do legislativo apresenta produção para justificar o salário que recebe, ou apenas ocupa cadeiras na Casa de Leis.
É preciso prestar contas à sociedade de Votuporanga todos os dias e não apenas em finais de mandato, inaugurando mais de uma vez a mesma coisa ou simplesmente parando a obra para inaugurá-la em tempos de fazer política. É preciso criar comissões para mostrar à sociedade como nasce um loteamento e como é feita a sua consumação.
É preciso criar comissão para analisar os políticos profissionais que entram na política e fazem dela um meio de vida e não um ato de cidadania a sua cidade ou seu país. Sinto-me envergonhando de ler nas manchetes as propinas pagas pelas empreiteiras aos políticos de todos os níveis; é descabido diminuir poderes de justiça como tentou fazer o presidente do Senado, porque a Justiça é a única instituição que ainda podemos confiar e não muito ainda. Ontem, ouvi uma notícia que um Delegado Federal constatou que dois cidadãos brasileiros estão presos há 12 e 14 anos em caráter provisório e ainda permanecem entre grades. Com certeza, roubaram galinhas, porque se estivessem participados de licitações desqualificadas não teriam permanecido nenhum dia detido, ou no mínimo, cumprindo decisão judicial em casa.
Este país virou um descalabro, mais de 12.000.000 (doze milhões) de desempregados, pessoas que foram expulsas do mercado do trabalho pela incompetência e ingerência política e administrativa, de políticos corruptos e despreparados, além de analfabetos de pai e mãe. Não é preciso ser doutor em administração para gerir uma nação, mas é preciso ser patriótico e honesto para representar um povo que espera de sua nação seja um país decente e respeitado pelo resto do mundo. Hoje estamos no fim da fila, se comparados à qualidade de vida das outras nações. Que Deus ilumine as pessoas de bom senso deste país e que o diabo arraste para junto dele todo e qualquer cidadão político ou não, desonesto.