*Grazi Cavenaghi é consultora, coach, mentora e estudiosa sobre o comportamento humano, além de embaixadora do projeto “Escola de Você” em Votuporanga
(tempo de leitura: 4 min)
Pesquisas demonstram que no leito da morte muitas pessoas se arrependem das amizades perdidas, porque na maioria das vezes se esquecem de nutrir essa rica relação. E onde os amigos se encaixam na nossa construção? Ao contrário do que alguns pensam, o sucesso está diretamente relacionado ao nosso relacionamento com as pessoas. As investigações da Fundação Dale Carnegie para o Desenvolvimento do Ensino demonstraram que, mesmo em carreiras técnicas como a Engenharia, 15% do sucesso (nesse caso se refere somente ao sucesso financeiro) são oriundos dos conhecimentos profissionais e 85% da “engenharia humana”.
John Wooden trouxe a amizade para base da sua pirâmide, como um dos três blocos que englobam o relacionamento pessoal. Assim como em um casamento, devemos cuidar do bom amigo em nossa vida. Não existe progresso em caminhar sozinho, a amizade traz segurança, traz confiança, nos faz melhores, “vem da dedicação, da estima e do respeito”, diz ele.
Amizade não pode ter interesse, tem que fazer bem para você e para o outro. Como em uma dança, deve haver sintonia nos movimentos, um cuidando do outro, sem derrubar, apertar ou abandonar. Pensando nisso, me lembrei de um encontro entre amigas, onde uma delas me fez lembrar de uma bela citação”(...) o amor e a amizade são isso...Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam. Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!”
Como nosso foco é progredir diariamente, vamos juntos?
Escreva os nomes dos laços de amizade que fez pela vida, todos os que realmente podem ganhar o título de “AMIGO”.
Separe três deles. O que você pode fazer essa semana para “alimentar” essa relação? Pensou? Vai mandar uma mensagem? Um e-mail? Ligar? Tomar um café? Fazer um convite?. Então, não perca tempo, pois como diz uma música de Renato Teixeira: “ a amizade sincera é um santo remédio, um abrigo seguro” .
Que tal aproveitar o abrigo? Pois assim como a nossa pirâmide, estamos em construção, bloco a bloco.
Juntos somos +