Enquanto for possível vou escrevendo. Tá todo mundo escrevendo e comentando sobre as mesmas mazelas lamentáveis de nosso país, lamentáveis mesmo.
Percebe-se que a população está atordoada, as pessoas estão atônitas, sem saber o que realmente pensar e sem prever algum tipo de fim. E cada dia vem mais “figurinha” para o álbum. Alguns se espantam com alguns nomes citados no noticiário, outros apenas constatam o que já desconfiavam, pois, basta voltar algumas páginas em nossa história e verificar a origem de determinados personagens. Não existe Santo nesse filme e, pelo que parece, o final ainda está longe. Os interesses em jogo são enormes e os “bicho papões”, presos ou soltos, vão denunciar o que puderem para se safar de “defecar agachado” por vários anos.
Já pensou quando a pratica de buscar ilícitos atingir as Prefeituras de todo o país? Em alguns lugares já está acontecendo! Ou alguém está pensando que o problema vai ficar todinho nas costas da empreiteira? Percebe-se que, por todo o país, alguns estão apertando os parafusos até espanar.
É possível até que, por conta dessa situação atual, algumas práticas sejam mudadas e apareçam uns troquinhos mais para tapar buracos nas ruas e abastecer postos de saúde. Os novos Administradores municipais, com certeza, já estão tomando mais cuidado, e mais ainda aqueles com boas intenções.
Cada um de nós temos nossos próprios pensamentos sobre o que é preciso fazer. Cada um imagina como pode, porém, não podemos deixar de constatar que o conserto desse estrago vai levar anos. Também, alguns, constatamos que estão faltando lideres confiáveis e corajosos, que possam conversar com o povo e indicar soluções. O país possui 27 estados e, até agora, nenhum governador, que seja do conhecimento do articulista, se manifestou enfaticamente sobre os acontecimentos. A impressão que sentimos é que estão com os “rabinhos embaixo das pernas, escondidinhos”. Penso que vale a pena, todos que possam, se manifestar contra essa desfaçatez nacional. O país precisa virar a mesa, o povo merece respeito.
Já escrevi que alguns até podem rir de um articulista do interior ficar escrevendo sobre as mazelas nacionais, porém, um aqui, outro ali, formam um punhado e, em algum momento, alguém bem intencionado e bem amparado, em algum lugar, resolva gritar contra toda essa safadeza, desde que a tal de grande imprensa lhes abra espaços.
O Brasil precisa de uma reforma política urgente. As decisões em nível estadual e federal precisam ser avalizadas pelos diretórios municipais. A mudança dos caciques precisa ser constante, nada de mais de uma reeleição nos diretórios partidários e, assim, também, nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara e Senado Federal. Que em algum momento isso comece ser feito, só assim, pensa o articulista, a renovação de pensamentos e valores políticos poderão fazer bem ao Brasil. Talvez não seja para meu tempo, mas será para o tempo de nossas crianças e jovens. As práticas políticas precisam ser mudadas, não é possível que o país continue vivendo uma Ditadura Partidária. E, vejam bem, a palavra mais falada e escrita atualmente é corrupção, deveria ser substituída simplesmente por ladroagem. Ou não é isto que estamos assistindo?