*Grazi Cavenaghi é consultora, coach, mentora e estudiosa sobre o comportamento humano, além de embaixadora do projeto “Escola de Você” em Votuporanga
(tempo de leitura: 3 min)
Você caminha pela rua quando encontra o gênio da lâmpada que lhe concede três desejos. Rapidamente e sem pensar você diz: quero ficar rico, magro e viajar o mundo. E assim acontece. Após visitar vários países, volta para casa, sem grana e com o mesmo corpo de antes. Moral da história: sem condicionamento físico, moral, mental e espiritual, não haveria como manter esses presentes. Lembro aqui do ex-jogador brasileiro de basquetebol Oscar Schmidt, considerado um dos melhores do mundo. Quando Oscar é chamado de “mão santa”, logo corrige dizendo que é “mão treinada”, pois incansavelmente treinou para obter tão bons resultados. Assim como ele, temos vários exemplos no esporte, na música e na vida. Condicionamento é nosso bloco de hoje na pirâmide do sucesso do nosso querido treinador John Wooden, que dizia aos seus jogadores “Nós temos que estar no melhor condicionamento possível.” Dizia ainda que o sucesso chega quando “temos uma vida sadia”.
Temos que nos condicionar em pequenas coisas, são detalhes do nosso cotidiano que moldam quem somos. Imagine uma moça com o corpo malhado, estrutural, pele linda, bem vestida e maquiada, que quando chega em casa está tudo uma bagunça. Bem-sucedida ela? O local onde estamos faz o quem somos. Sucesso é um conjunto de fatores. Quantas vezes nós perdemos o bom senso e exageramos em algo? Ou deixamos algo abandonado? É necessário moderação.
Agora pense o que fazemos com o nosso tempo, quantas falas desnecessárias ou de assuntos tristes e que nos deixam arrasados? Como nos desviamos do que vamos fazer ao ligar o computador ou usarmos o celular, quantas coisas vemos, ouvimos ou falamos no nosso dia que não nos acrescentam em nada? Devemos melhorar o uso do nosso tempo e acabar com o desperdício em todas as áreas da nossa vida.
O livro Outliers traz uma pesquisa dos idos da década de 1990, onde o psicólogo K. Anders Ericsson e dois amigos concluíram que entre os alunos da Academia de Música de Berlin, todos aqueles que estavam no topo valeram-se de muito esforço e treino. Não existia um só aluno que chegasse ali apenas por “talento natural’’, eles chegaram porque se esforçaram muito mais que os outros. Os pesquisadores concluíram, após pesquisa com diversos profissionais de diferentes áreas, que aqueles que chegaram à excelência em seu trabalho, tiveram ao número de 10 mil horas de prática.
Sabemos que nada é fácil, precisamos de treino diário, de caminhar antes de correr.
E como nosso foco é progredir diariamente, vamos juntos?
Hoje iremos dividir em 4 partes. Reflita sobre cada uma delas e se possível escreva o que lhe vier à mente. Escrever é um passo importante para nossa reflexão e melhora.
1. O que eu preciso para melhorar meu condicionamento moral?
2. O que eu preciso para melhorar meu condicionamento mental?
3. O que eu preciso para melhorar meu condicionamento físico?
4. O que eu preciso para melhorar meu condicionamento espiritual?
Pense em passos pequenos, com equilíbrio e constância.
Pois assim como a nossa pirâmide, estamos em construção, “bloco a bloco”.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +