BALANCED SCORECARD – BSC que podemos traduzir literalmente em Indicadores Balanceados de Desempenho é uma ferramenta amplamente utilizada de planejamento estratégico em que empresas e entidades em geral tem as suas metas e estratégias muito e claramente definidas, com o objetivo de medir o desempenho empresarial por indicadores quantificáveis e verificáveis.
Robert S. Kaplan e David P. Norton, ambos professores da Harvard Business School (HBS), sendo David presidente da Renaissance Solutions e que divulgaram a metodologia em 1992 através de um artigo onde definiam parâmetros para avaliação e melhoramento do desempenho das empresas.
O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:
1. Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;
2. Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;
3. Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;
O que é importante destacar são os objetivos que serão traçados, devendo sempre ser concretos.
O BSC é um método que auxilia os gestores a desenvolver bem uma estratégia do princípio ao fim e depois fazer com que cada um na organização esteja envolvido a implementá-la (Kaplan e Norton, 2001). É um elo de ligação de ligação entre gerência e comunicação de estratégias da empresa.
Um dos aspectos interessante dessa ferramenta é que trata de ativos intangíveis e por mais que alguns dizem que não é uma ferramenta direcionada para contadores, podemos dizer que sim.
Mas o que seria um Ativo Intangível? Nas normas contábeis em especificamente ao que conhecemos como o Pronunciamento Contábil nº 04 (Ativo Intangível) dá o seguinte conceito: um ativo não monetário identificável sem substância física.
Intangível é uma característica que em um dos sinônimos podemos dizer como “não palpável”. Como exemplo, podemos citar outros no campo pessoal e que possuem muito valor como: caráter, ética, honestidade, humildade, confiança, dentre outros do bem.
O que se pretende em utilizar essa ferramenta é que identifique e crie novas formas de ver as possíveis falhas, sair das dificuldades e alcançar o sucesso contábil-financeiro, pois a contabilidade é um enorme instrumento de auxilio nas tomadas de decisões em todas as suas área e subáreas. Vejamos o aspecto tributário a que muitos reclamam e que por vezes mal fazem um planejamento tributário.
Somente com o uso de ferramentas como o BSC ou o por mim proposto como BSCC as entidades terão possibilidades de emergir da crise para o sucesso devendo a cada dia investir também em P&D – Pesquisa e Desenvolvimento, dos conhecimentos: cultural, ambiental, tecnológico, econômico, social, sustentável, dentre outros.
Pode-se concluir que para ficar ainda mais completo, pode se acrescentar os Indicadores Econômicos e Financeiros obtidos através de Análise do Balanço Patrimonial já adaptado para normas internacionais IFRS - International Financial Reporting Standards para as PMEs-Pequenas e Médias Empresas.