Observando o mundo contemporâneo, causa nos preocupações profundas com andamento que está sendo determinado pelos pseudo-intelectuais; cada vez mais ficamos abismados com as tecnologias e tanto desapego ao senso humano e a sensibilidade cada vez mais distante do seres humanos. Olhando o Brasil sentimos que estamos regredindo em termos de sociedade constituída e solidária, respeitadora das individualidades e das coletividades que primam pela democracia. As aristocracias autoritárias saíram da toca e o despotismo ressuscitou, parece que estamos voltando à Época do Feudalismo, da escravidão estendidas a todos aqueles que não têm condições de se defender, parece que a sociedade está entorpecida ou robotizada por um poder econômico e uma ditadura de uma mídia descompromissada com os avanços sociais coletivos.
Não sabemos quem é quem no meio deste emaranhado, são muitas ideias efervescentes que não chegam a um consenso do que é melhor para os brasileiros e brasileiras, enfim para toda esta massa presente em nosso país. Muitas foram as lutas para que se consolidasse a democracia mas infelizmente;alguns princípios básicos foram deixados de lado . A família foi destruída em meio a uma sociedade esgarçada, os princípios religiosos duvidosos, a escola falida e uma sociedade sem capacidade de reação em meio a tantos desmandos e “escândalos”. Estaríamos próximo a um holocausto com extinção da humanidade ou estaríamos sendo vítimas de pessoas gananciosas e sedentárias de poder? Mesmo que para isto possam levar o país a falência e a destruição de toda uma sociedade.
Como podem grupos políticos serem Deuses e semideuses, terem o poder da onisciência e da destruição de sonhos coletivos? Estamos vendo de vento e popa; a flexibilização das leis trabalhista, a derrubada dos direitos previdenciários, o cerceamento da liberdade partindo dos grupos mais atrasados da sociedade brasileira, não preciso aqui enumerar quem são esses grupos; qualquer ser pensante sabe quem são e como agem. Gostaria de chamar a atenção de todos os religiosos para que revejam seus pontos de vistas e busquem o consenso, Martin Lutero fez uma grande revolução e Calvino à contra revolução, mas tem muita gente na contra mão dos avanços e regredindo para Idade Média, esqueceram-se do princípio básico aplicável em todos os seguimentos religiosos “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Parece que a disputa está embasada numa música de Antonio Marcos que dizia “Quem dá mais por louco que discorda do computador/Quem dá mais por um louco que acredita na palavra amor”.
Em nome de uma disputa que não leva a nada estamos levando a sociedade a uma falência completa. Somos seres humanos? Somos robôs? Tire a sua conclusão e nos dê uma resposta concreta e não abstrata do substrato social a que estamos submetidos neste momento. Muito mais do que máquinas, ainda circula em nossas veias sangue e pensamento. De que lado você está?