Tempo de leitura: 4 min
O que é mais importante para você quando participa de alguma competição? Ganhar? Ou ganhar? Ou ganhar a qualquer custo? Se você pensar somente na vitória, claro que o importante é ganhar, mas se você pensar no sucesso, o importante é fazer o seu melhor.
John Wooden, o nosso querido treinador que com sua pirâmide do sucesso nos acompanhou nessa caminhada de quinze semanas, ficava insatisfeito quando seu time perdia” fazendo o seu melhor”, e quando ganhava sem esforço, sem jogar “fazendo o seu melhor”. Para ele o importante era “jogar para vencer”, mas não abria mão da excelência em tudo, da ordem e da pontualidade. Despertava cada um para o seu melhor, o melhor que era capaz, nunca se esquecia do espírito de equipe e nem permitia espaço para ego, o egoísmo ou a inveja.
Chegamos hoje no ápice da sua pirâmide com o bloco “grandeza competitiva”, que aparece logo acima da confiança e do equilíbrio. Grandeza competitiva chega quando damos o nosso melhor, aceitando os desafios que a vida nos traz, aprendendo, crescendo, e com isso, deixando todos aqueles que estão à nossa volta melhores.
Vamos recordar da definição de sucesso que ele criou?
“Sucesso é a paz de espírito atingida apenas através de autossatisfação. É saber que fizemos o esforço de fazer o melhor de que somos capazes.”
E como nos faz bem ao fim do dia sabermos que demos o nosso melhor. Não importa o quanto você errou, mas o importante é saber o que você aprendeu com aquilo, quais foram as lições. É necessário aprender e crescer. Aqui me lembro do que falo sempre aos meus alunos: nota para mim não é importante, o que importa é o que você é, o que realmente aprendeu e vai levar para a vida.
Quando fazemos isso, sentimos paz e força para continuar. John sempre lembrava: “fazer o seu melhor é necessário todos os dias, principalmente se você é líder”.
Como apoio ao ápice da pirâmide, Wooden trouxe a fé e a paciência, valores para ele essenciais. Fé que tudo vai dar certo e paciência para saber esperar, controlando suas emoções.
Agora é partir para a ação. E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Analise sempre ao final do dia seus atos. Se possível anote os seus aprendizados. Com a reflexão em torno do que somos, podemos assumir o controle de nossas emoções.
Então agora já sei como ter sucesso? Não, isso é pessoal. Como desenvolver esses blocos em sua vida, só você poderá dizer.
O que trouxemos aqui foi inspiração, conhecimento. Porque como você pôde acompanhar, na construção do sucesso, todas as características são pessoais, mas que irão contribuir com todos a nossa volta.
Tenha fé que está no caminho certo, prossiga caminhando e levantando todos os dias, com muita paciência, pois estamos em construção diária.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +