Tempo de leitura: 4 min
"Você precisa de alguém que te dê segurança.
Senão você dança, senão você dança..."
Assim é o refrão de uma das músicas dos Engenheiros do Hawaii, onde eu lhe pergunto: de quem você precisa para ter segurança? Somente de você!
John Wooden, o nosso querido treinador, colocou a segurança e a sabedoria como apoios da terceira fila da sua pirâmide. Ele diz que a segurança é o que cria o respeito. Muitos dos seus jogadores tinham muito valor no seu time, mesmo com menos talentos que outros, porque se destacavam por essa característica. Ressalta que quando nós estamos seguros, as pessoas ao nosso redor sabem que faremos o nosso melhor, e isso traz tranquilidade e gera confiança.
Pessoas seguras não se colocam na posição de vítima, seguem enfrentando suas vulnerabilidades e seus problemas de “frente”. Quem não gosta de ter ao seu lado um amigo, um colaborador, um companheiro, uma pessoa segura?
Wooden dizia que o homem com sabedoria é aquele que usa “sua inteligência, seu juízo e seu bom senso para resolver problemas e enfrentar desafios”. Diz que essa sabedoria hoje é conhecida como “espírito empreendedor”. Lembra que no tempo da faculdade, precisava ser um bom aluno e estar entre os primeiros para continuar a receber sua bolsa de estudos, logo, dormia mais cedo, quando todos ainda estavam interagindo e acordava de madrugada para estudar, ou seja, usou de uma estratégia para fazer o seu melhor com o que tinha naquele momento, e fez, com sabedoria.
Sabe aquele momento que você resolve uma situação em família que parecia impossível usando o bom senso, criando um clima de alegria, não se deixando envolver nas fofocas? Então, isso é sabedoria.
Toda vez que não nos conectamos com falas vazias sobre o outro, quando não ficamos chateados com alguma crítica, quando usamos nossas habilidades não cognitivas, isso é sabedoria.
Quando você cria estratégias para solucionar problemas, para alcançar suas metas, isso é sabedoria.
Para conquistar segurança e sabedoria é necessário termos uma nova postura diante das situações que aparecem. Fácil? Claro que não. É treino diário.
Como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Pense em alguns problemas você já passou e o que fez para resolver. Escreva as estratégias que usou.
Faça uma lista de suas conquistas mais relevantes, sejam materiais ou não.
Agora leia as duas listas. Veja como foi sábio em cada situação e como a segurança o levou a agir com confiança.
Isso gera autoconhecimento e nos dá segurança para continuarmos, rumo a nossa melhor versão, pois estamos em construção diária.
Vamos juntos? Porque juntos somos +