Dr Joaquim Figueira da Costa é médico, ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara
Quando se aborda o progressoe o desenvolvimento deuma cidade, de forma intuitivase enfoca a área urbana: ocrescimento populacional, asaúde, comercio, a educaçãoe as prestações de serviços,enfim tudo que se refere ao cotidianourbano.
No entanto não sóVotuporanga como todas as demaiscidades da região tiveramum extraordinário impulso dasatividades rurais, principalmenteno início da colonização.De maneira sucinta podemosdizer que tivemos três fazesbem distintas:a) A primeira faze a da colonizaçãofoi extrativista comindiscriminada derrubada dematas e florestas para aproveitamentoda madeira, seja naconstrução civil de moradias,bem como aproveitamento paraos fornos das padarias e tambémnos fogões das residências,lembrando que aquele temponão havia nem gás e nem eletricidade.
A partir da chegadada Estrada de FerroAraraquarense, intensificou-se oconsumo de madeiras para alimentaras locomotivas. Era comum nessa época observar nasruas do patrimônio, os caminhõeslenheiros que percorriamestradas e até caminhos precários.
Nesta época a agricultura erareduzida as plantações de arroz,milho, feijão e algumas pastagens.b) A segunda etapa ainda nofinal da década de 40, a atividaderural intensificou-se bastantecom as plantações de lavouras decafé, notadamente pelos imigrantesitalianos e descendentes. Tambémse expandiu por toda a regiãoas plantações de algodão especialmentepelos imigrantes japonesese descendentes. Nestaépoca a pecuária se desenvolveubastante sendo comum a cidadeser atravessada por boiadas emdireção a Estrada Boiadeira.Foi aí que o nosso transitórioprogresso de agroindústria tevelugar com implantação de inúmerasmaquinas de benefício de arroz,e de café. Também as grandesindústrias de beneficiamentode algodão começaram a seremimplantadas: Indústria ReunidasFrancisco Matarazzo, SANBRA eaté mesmo uma multinacionalAnderson Clayton.
Nesta época na colheita dealgodão era comum o movimentode caminhões com altas cargas dealgodão convergido para nossasindústrias. Essa fase áurea geroumuitos empregos não só na área rural, mas também no comercio quetinham um grande movimento principalmente aos sábados, quandoos lavradores vinham à cidade fazercompras.Foi uma fase transitória, masque colocou Votuporanga como umpolo regional, uma cidade líder naalta Araraquarense.
É importante ressaltar que aCompanhia MelhoramentosVotuporanga implantou na regiãoum processo fundiário eficientecom mais de 90% deminifúndios, isto é, pequenaspropriedades.c) A partir de 1970 as pragasnas lavouras de algodão, entreelas a lagarta e os cafezaisatingidos pela ferrugem, tudoisso aliada as condições climáticase o baixo relevo da região,gradativamente as lavouras decafé e algodão tiveram um declínio acentuado chegando atéa quase desaparecer nos diasde hoje.
Houve tentativas de diversificação agrícola com cultivos delaranja, maracujá, bicho da seda, porem o sucesso foi transitório.Com isso foram implantadasgradativamente as lavouras deseringueiras e os canaviais quepredominam em toda nossa região, restando pequenas áreasde pecuária.
Em razão disso teve iniciouma intensa migração rural queteve a colaboração de implantaçãona cidade de conjuntosresidências populares, já que oscanaviais são mecanizados usandopouca mão de obra.Considerando que a cidadedeve um tributo considerável azona rural que merece uma recompensa,entendemos que amonocultura e extremante prejudicialpara o futuro.Não seria o caso de hoje setentar uma diversificação daagricultura a semelhança deJales com o estimulo a produçãoe hortifrutigranjeiros e tambémcom culturas bem adaptadasna região como a Macadamiae o Cacau que tem tido experiênciaspositivas consorciadascom seringais.
Com a palavra os setorescompetentes.