José Carlos Quatrini e Marceli de F. B. Quatrini
Estamos celebrando a Semana Nacional da Família instituída pela CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) e o tema central da Semana da Família nos remete à família como luz para viver bem na sociedade contemporânea.
O Evangelho de Jesus anunciado para o mundo representa a boa nova, boa notícia, alegria porque temos um Salvador. Essa é a grande notícia para a humanidade: O nosso Criador nos deu um Salvador. Assim sendo, a família criada por Deus (Gn. 1,26-28) e confirmada por Jesus (Mt.19, 1-6) se torna Sacramento.
A celebração do Sacramento do matrimônio entre o homem e a mulher sempre é motivo de grande alegria na família que se junta, os parentes, os amigos e a comunidade cristã, enfim cumprindo aí um desígnio de Deus: FAMÍLIA.
Mais tarde com a chegada dos filhos uma nova e grande alegria surge na família, é uma nova vida fruto do amor dos pais que vem preencher e alegrar o lar. Portanto à luz da Palavra de Deus a família é uma luz e uma grande alegria no mundo. É preciso saber valorizar e aproveitar cada fase da família com dádiva de Deus.
A propósito do tema da alegria, o Papa Francisco recentemente lançou uma Exortação denominada de “Amoris Laetitia” (sobre o amor na família), ou seja, o Evangelho da família. A alegria é uma palavra recorrente do Papa, inclusive já escolhendo como tema para o encontro mundial das famílias na Irlanda em agosto de 2018: “O Evangelho da Família, Alegria para o mundo”. A Igreja tem levado a sério a inspiração do Papa Francisco e a importância que ele vem dando a família, ao colocar em discussão os grandes desafios do mundo atual.
Diante de um mundo sombrio os vínculos se tornaram frágeis e poucos duradouros. Desapareceram os espaços de convivência gratuita e harmoniosa de estar juntos na alegria em família. Com os laços familiares enfraquecidos a vida se torna vazia e para muitos sem sentido, haja vista, as doenças que vem tomando conta dos membros das nossas famílias em especial a depressão.
A família criada por Deus segue sendo a luz e a esperança para uma sociedade doente de tantos males (corrupção, descrença, abandono, individualismo, erotismo, consumismo, descartável...). A família é o remédio, é a escola dos valores de humanidade que o mundo precisa. Quanto mais a família for desprezada mais a humanidade sofrerá as conseqüências.
Rogamos a Deus que a humanidade possa respeitar e acolher a vontade de Deus para as famílias e que a Sagrada Família, Jesus, Maria e José interceda com suas bênçãos a todas as famílias que são constituídas em amor e dignidade.