Um cidadão americano afirmou que “a leitura é uma das raras experiências humanas em que dois estranhos se encontram numa situação de suposta intimidade e por isso ainda há humanidade e um insubstituível elemento para se estar vivo”. Não dá para contestar essa tão importante definição. Aconselha-se a juventude a utilizar-se desse autêntico mecanismo para melhor entender o significado mais profundo de palavras e ideias. É muito importante seguir a fantástica necessidade de ler e por que não de contar histórias. Quando escrevo aterrisso nas areias desérticas daqueles que dominam o faz de conta e me encontro com quem tem uma visão de um mundo ajardinado, exalando todo tipo de perfume que tem suas flores. A literatura é gratificante. Abstém-nos da mediocridade e da sensação horrível de permanecer só.
Nessa viagem acabamos por construir um mundo novo onde nossos desejos são ilimitados e essa busca por eles nos traz a felicidade prematura que tanto se busca. Distraímos muito quando estamos lendo, acabando por viajar na história dos personagens, decidindo até mesmo seus destinos. O problema é que para que a leitura seja feira é preciso que haja quem a registre. Desse fato advém o pacto entre quem lê e aquele que escreve. “Um escritor assemelha-se a um bandeirante, abre clareiras no desconhecido. E, uma vez seguro do terreno que pisa, desenha o mapa para que o sigam nas suas aventuras”.
A leitura, assim como a criação do texto é um ato de extrema importância para um aprendizado , porque faz nascer em ambos a magia de estar num lugar onde seria impossível de estar. Comece a ler e a escrever. Você vai entrar num mundo de encantos inimagináveis. Eu sinto que você tem vontade disso, mas também acho que está te faltando incentivo e coragem. Você é capaz, acredite. Não tem importância que você escreve uma frase por dia. No final do mês terá uma história interessante para contar aos seus leitores. Quando sentir que alguém possa estar com problemas, angústia, pesquise e descubra o que se passa, talvez seja em busca de você mesmo que esse seu irmão esteja. Sucesso na sua decisão de ler e de escrever.