Na maioria das vezes durante o processo de cura e ou reabilitação de uma pessoa, são envolvidos vários profissionais, alguns diretamente e outros indiretamente ligados ao tratamento, todos exercendo um papel importante nesse processo de saúde. Darei um breve exemplo de uma pessoa internada em um hospital. Tão importante quanto a assistência dos médicos, enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, etc; é a importância das equipes de apoio (limpeza, lavanderia, cozinha, administrativo, manutenção e outros), todos com um papel fundamental na cura de um doente, mantendo um ambiente limpo, organizado e salubre...; esses são fatores essenciais para o período de internação e convalescença do paciente.
Dentro da fisioterapia especialmente em ortopedia, quando um paciente, após ser submetido a uma intervenção cirúrgica ortopédica, ele vivenciará certo período intra-hospitalar, até chegar o dia da sua alta. Nesse período, surgem várias dúvidas e questionamentos por parte dele, sendo esclarecidos durante o período de internação e no processo da alta hospitalar. Na sequência, ele iniciará outra etapa, a reabilitação (conforme a necessidade e prescrições). O paciente tem que se envolver ao máximo nessa faze, pois é nessa fase, que ditará o sucesso da sua recuperação; surgirão também algumas dúvidas nesse período, isso é normal. No decorrer da reabilitação, serão orientados e assistidos dentro da fisioterapia e seus recursos; hoje graças aos adventos tecnológicos, estudos e pesquisas científicas, a fisioterapia vem apresentando grandes resultados, fazendo com que as pessoas retornem o mais breve possível nas atividades e rotinas diárias; não podemos esquecer, que cada pessoa e seu caso, difere do outro, depende muito da gravidade do trauma/doença em questão, complicações, idade, estilo de vida, etc.
Hoje na reabilitação dentro da fisioterapia, fala se muito em: Acupuntura, Microfisioterapia, Mobilização Precoce no Leito (MPL) e Mobilização Passiva Contínua (MPC); especificamente a MPC, é uma técnica muito utilizada na medicina e reabilitação esportiva, preconiza a precocidade do retorno aos movimentos, mesmo nos primeiros momentos de pós-operatório, com isso, diminui-se o tempo de internação, redução de medicamentos, possibilitando retornar o quanto antes as suas funções anteriores a lesão, proporcionando redução de custos e tempo de tratamento.
Portanto fique tranquilo, após alta hospitalar, você estará em boas mãos; mesmo assim não se hesite em perguntar, questione os profissionais envolvidos no seu tratamento, e tome muito cuidado ao pesquisar na “internet”, busque informações em sites especializados e por artigos científicos. Quanto mais esclarecido e envolvido for, melhor será a reabilitação, retornando a sua atividade anteriormente realizada.