Como está o planejamento da sua vida?E o da sua empresa ou do seu trabalho? Será que você vive como na música do Zeca Pagodinho “deixa a vida me levar, vida leva eu..”?
Aqui você pode estar pensando: “Por que planejar? Eu já não tenho tempo para nada, imagina se perder tempo planejando?”.
A maioria das pessoas acha que planejar é perder tempo, é enrolação e não leva a nada. Sinto aqui informar, que até no livro mais lido do mundo, a Bíblia, temos em Provérbios “Os planos bem elaborados levam à fartura”.
O Sebrae, em uma de suas pesquisas para entender a mortalidade das empresas, constatou que 60% das empresas que fecharam em menos 5 anos não definiram plano de ações para atingir objetivos.
Para aqueles que nunca planejaram é preciso começar aos poucos, pois “planejar” também é hábito. Começar com o planejamento pessoal irá lhe fazer bem. Iniciar com o planejamento do nosso dia pode ser um bom início. Quem aqui nunca teve a impressão que não fez nada e o dia passou, assim como a semana, o mês, e o ano…?
Seja verdadeiro no seu planejamento estabelecendo atitudes e ações que possa alcançar, que sejam reais. Não adianta querer o muito, se nem o pouco você tem. Cada meta diária que você alcança lhe traz mais força para fazer mais. A sensação de chegar ao fim do dia e ter concluído tudo que prometeu é incrível! O contrário, pode ser devastador, e te levar a tristeza e a fazer cada vez menos.
A famosa senhora Mary Kay contava uma história que ouviu no início da sua carreira, ainda como vendedora, e que está no seu livro “Milagres que acontecem”. Nela, uma expert em liderança disse ao presidente de uma empresa da siderúrgica americana, Bethlehem Steel, que ela aumentaria o faturamento da empresa, assim como a eficácia, se ele permitisse que ela que falasse todos os dias com seus líderes, por quinze minutos. O trabalho dele seria por três meses, e ela não cobraria nada durante. Ao término, se o resultado fosse significativo, que ele lhe enviasse um cheque com o valor justo. Passado o tempo, o executivo enviou um cheque de US$ 35 000, o que hoje seria em torno de US$ 350 000. Imagine os resultados alcançados pela empresa! Algum pó mágico? Não! Ela apenas os orientou a fazer uma lista com as seis coisas mais importantes do dia, em ordem de importância, e se ao final do dia algo ficou sem fazer, ele entra como o primeiro na lista do dia seguinte.
Se voltarmos às pesquisas sobre esse tema, teremos várias formas de fazer a administração do dia. Mas qual a melhor? A melhor é a que você mais se identificar. O importante é começar. Algumas pesquisas sugerem que para que uma atitude se torne um hábito são necessários 21 dias, outras dizem 200. O importante aqui é começar, é ter constância.
Comece pelo dia e já será uma pessoa diferenciada. Sabe quando pensamos porque será que o outro consegue e eu não? Às vezes estamos perdendo tempo com o que não é o mais importante. Foque na sua lista. Ah, e não adianta dizer que planeja se só pensa. Precisa estar no papel, no arquivo do seu computador ou no seu celular. A “materialização” faz o resultado aparecer. É muito fácil esquecermos das nossas obrigações.
Organizar para lucrar, essa é a regra! E hoje falamos só em nosso dia, mas o planejamento acontece em curto, médio e longo prazo, e em todas as áreas da nossa vida.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Se o planejamento é algo que existe em sua vida, parabéns! Siga em frente que os resultados aparecem.
Se ainda não existe, que tal hoje começar com sua lista de prioridades? Escreva! Organize! Pode ser ao final do dia ou no início. Mantenha o foco na lista. Faça seu tempo valer a pena! Sonhar é bom, mas o que traz satisfação é o realizar. Organize, realize, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +