Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
O employee experience, ou experiência do colaborador, é um conceito que tem ganhado cada vez mais espaço entre as organizações. Pode ser entendido como o resultado da soma de todas as interações de um trabalhador com a empresa, que motivam a sua percepção sobre a companhia.
Dessa forma, representa uma visão ampliada da relação do indivíduo com a organização, considerando todos os pontos de contato com ela. Ou seja, podem ser analisadas tanto as pessoas, como outros funcionários, líderes e a alta direção, quanto processos, cultura, valores e ações.
A experiência do colaborador é, então, uma jornada complexa, que envolve a experiência do candidato no processo de contratação, os treinamentos, todos os seus resultados, até o fim do contrato. Em cada um desses momentos a percepção dele sobre a empresa é somada, construindo uma imagem da organização.
Em todos os momentos trazidos acima, cada profissional tende a vivenciá-los de forma distinta. Por isso, podemos dizer que a experiência do colaborador é algo individual, que gera impactos diferentes em cada pessoa.
No entanto, a soma dessas experiências pode representar algo maior, que a própria imagem dos colaboradores em relação à empresa. E isso se reflete no clima, na cultura, nos resultados e em como ela é vista pelo mercado. Afinal, se os funcionários não têm uma boa experiência com a organização, é um forte indício de que existem problemas estruturais e comportamentais mais profundos.
O fato é que as pessoas são o maior diferencial competitivo de qualquer negócio. E garantir uma boa experiência a elas é um sinal de que a empresa está preparada para atender às exigências do mercado e para entregar ótimos resultados.
Como avaliar a experiência do colaborador?
Cada empresa pode encontrar formas de entender a experiência do colaborador, de acordo com a sua rotina e os seus processos internos. Para tanto, são feitas pesquisa de satisfação interna, de clima organizacional, entre outras medições. Até mesmo as conversas informais com as pessoas ajudam a indicar problemas ou pontos de melhoria.
Contudo, ainda que o conceito seja um pouco amplo, ele pode ser avaliado por meio de algumas métricas, como:
· sensação de pertencimento ao time;
· entendimento do propósito do trabalho;
· sentimento de realização profissional;
· nível de satisfação e felicidade geral;
· disposição e energia para encarar desafios.
A experiência do colaborador impacta diretamente na sua performance e, consequentemente, nos resultados da organização. Na prática, a qualidade dessa experiência dependerá de uma série de fatores, incluindo a maturidade dos profissionais, suas expectativas profissionais e a própria cultura interna. Portanto, não existe um caminho único que contribua para que as pessoas possam ter uma experiência mais representativa na sua organização.