Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2020/11/justica-eleitoral-lacra-urnas-de-votuporanga-na-segunda-n64205 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Justiça eleitoral lacra urnas de Votuporanga na segunda
Depois disso equipamentos serão ligados apenas as 7h do 15 de novembro para a escolha do futuro prefeito, vice e vereadores
O Cartório da 147ª Zona Eleitoral de Votuporanga realiza nesta segunda-feira (9) a cerimônia pública de geração de mídias, preparação, conferência e lacração das 192 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 15 de novembro no município. O procedimento visa garantir a transparência e segurança do processo eleitoral assim como o sigilo do voto.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Robson Henrique da Silva Oliveira, serão preparadas as 192 urnas eletrônicas utilizadas na votação e mais 37 de contingência (reservas)para substituição em caso de alguma urna apresentar defeito durante o processo de votação.
“Apesar de ser chamada de cerimônia, trata-se apenas de um processo técnico, aberto ao público, nada de terno e gravata ou solenidade, é apenas um processo transparente da preparação para as eleições”, explicou. O procedimento de preparação, feito pelos cartórios eleitorais, consiste na transferência para a urna dos dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão ao pleito. Cada seção eleitoral corresponde a uma urna eletrônica.
Após alimentar as urnas com as informações dos eleitores e candidatos, os servidores realizam testes nos equipamentos, verificando o funcionamento, por exemplo, do som, impressora, brilho da tela e teclado. Em seguida, são colocados lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pela autoridade eleitoral, pelo promotor e pelos fiscais dos partidos e coligações presentes.
Com isso, todas as urnas, inclusive as de contingência (reserva), estarão prontas para serem utilizadas, não podendo haver mais nenhuma alteração. Depois de preparadas e lacradas, as urnas só realizam operação em dia e horário determinado, ou seja, na data da eleição. Qualquer tentativa de ligar a urna antes será fracassada, pois, quando ligada, a máquina mostrará uma tela com mensagem informando para aguardar o dia e hora do início da votação.
Vale lembrar que o horário de votação nas eleições municipais deste ano será das 7h às 17h. Será reservado um horário preferencial de votação, das 7h às 10h, para o voto de pessoas acima de 60 anos, que integram grupos de risco para o novo coronavírus.
A cerimônia seguirá os protocolos de segurança sanitária que incluem o distanciamento de, pelo menos, um metro entre os presentes e a utilização de máscara.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2020/11/justica-eleitoral-lacra-urnas-de-votuporanga-na-segunda-n64205
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco