Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/09/sem-manifestacoes-7-de-setembro-tera-apenas-solenidade-no-tiro-de-guerra-em-votuporanga-n76874 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Sem manifestações, 7 de setembro terá apenas solenidade no Tiro de Guerra em Votuporanga
Nos últimos anos, a data foi marcada por grandes carreatas e movimentos de direita na cidade, mas movimento agora é o inverso
O feriado de 7 de setembro de 2023, Dia da Independência do Brasil, será de silêncio em Votuporanga. Nos últimos anos, a data foi marcada por grandes carreatas e movimentos de direita na cidade, mas movimento agora é o inverso e busca esvaziar as comemorações em todo o país.
O feriado reuniu centenas de pessoas em 2021 e 2022 em apoio ao então presidente Jair Bolsonaro (PL). Vestidos de verde e amarelo e com bandeiras do Brasil em punho, os manifestantes se concentravam no Parque da Cultura, onde cantavam o Hino da Independência e Hino Nacional Brasileiro e bradavam pautas como o apoio irrestrito as ações do então presidente; a garantia da liberdade de expressão, que segundo os manifestantes vinha sendo tolhida pelo STF (Supremo Tribunal Federal); e a crítica aos ministros do STF, em especial de Alexandre de Moraes.
Com a derrota de Bolsonaro, porém, os manifestantes querem “dar um recado” ao atual presidente Lula (PT) de que ele não detém o mesmo apoio popular que seu antecessor e esvaziar as comemorações em todo o Brasil. Na cidade, o Grupo Direita Votuporanga, inclusive, tem trabalhado nesse sentido com seus apoiadores e busca ações alternativas, como uma campanha de doação de sangue na véspera do feriado.
“Não tem clima para manifestações neste ano. O Brasil inteiro vai ver também que não existe mais aquele apoio popular dos anos anteriores que levava multidões para a Avenida Paulista, às capitais e até a frente do Alvorada, todos de verde e amarelo”, disse Ronaldo Candeu, representante do Grupo.
Esquerda Enquanto a direita busca esvaziar as celebrações de 7 de setembro, a esquerda tenta fazer o caminho oposto para provar a popularidade do novo presidente. Militantes e movimentos sindicais se organizam para irem ao Desfile Cívico em Brasília, onde são esperadas cerca de 30 mil pessoas. Em Votuporanga, porém, não deve acontecer nenhum tipo de manifestação da esquerda.
De acordo com o presidente do diretório local do PT, Guilherme Beraramo Gasgues, a ideia é não politizar mais a data e devolvê-la para todos os brasileiros.
“O que queremos é um 7 de Setembro para todos. Essa é uma data que indevidamente foi pega pela direita para falar de independência, mas a partir do momento que se fala de independência temos que lembrar do respeito à democracia. O verde e amarelo é de todos os brasileiros e houve muita responsabilidade dos líderes de esquerda de não transformar isso em um evento partidário. Todos nós temos o direito de comemorar, independente de ter votado no Lula ou no Bolsonaro”, disse o líder do maior partido de esquerda da cidade.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/09/sem-manifestacoes-7-de-setembro-tera-apenas-solenidade-no-tiro-de-guerra-em-votuporanga-n76874
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco