Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/04/em-meio-a-casos-de-meningite-na-regiao-medica-de-votuporanga-alerta-sobre-a-doenca-n79786 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Em meio a casos de meningite na região, médica de Votuporanga alerta sobre a doença
A médica Regina Silvia Chaves de Lima, infectologista da Santa Casa, esclareceu algumas questões sobre meningite
Em meio a casos de meningite registrados na região, a médica Regina Silvia Chaves de Lima, infectologista da Santa Casa de Votuporanga, esclareceu alguns pontos importantes sobre a doença. Nesta semana, a Escola Municipal ‘Maria Olimpia Gouvêa’, da cidade de Cardoso, suspendeu suas aulas por três dias após a confirmação de um caso de meningite viral em uma aluna. A medida foi tomada pela Administração Municipal após alguns alunos apresentarem sintomas semelhantes.
Regina Silvia explicou que a meningite é a infecção da meninge, que é uma membrana que envolve o cérebro, e pode ser causada por vírus e bactérias. A transmissão, tanto da viral quanto da bacteriana, é respiratória, portanto, através da fala, da tosse e das secreções nasais. “Então, tanto o vírus quanto a bactéria vão entrar pelo nosso sistema respiratório, caminhar e chegar até meninge, que é essa membrana que envolve o nosso cérebro, causando infecção”, esclareceu.
Sobre as diferenças entre a viral e a bacteriana, a primeira são meningites benignas, portanto, normalmente, quase não deixam sequelas e têm boa evolução. Por ser benigno e menos agressivo, os sintomas são mais leves, então a pessoa portadora da meningite vai ter um quadro de cefaleia, febre, náusea, vômito, rigidez de nuca, mas o quadro é mais leve. “O infectado vai conversar, falar, se queixar de dor de cabeça, mas o estado geral é bom”, acrescentou.
Já na meningite bacteriana, o quadro é mais grave mais e pode ser letal. Ela é acompanhada de mais sequelas, e o estado clínico é mais intenso. Além da cefaleia e febre, a pessoa fica torporosa, rebaixada, podendo ter crises convulsivas, ficar em coma e até morrer. “A bacteriana é extremamente grave”, alertou.
A prevenção são os cuidados. Existindo um caso, a primeira medida a ser tomada é isolar a pessoa e tentar, por meio dos exames laboratoriais, saber se a meningite é contagiosa. “A meningite viral não é contagiosa, porque a partir do momento em que você entra em contato com esse vírus, ele não vai necessariamente até a meninge; os vírus podem causar sintomas gripais, gastroenterites. Então, fazer o isolamento é importante porque você não sabe quem vai evoluir com sintomas meninges”, falou.
Algumas do tipo bacterianas são extremamente contagiosas e podem se direcionar para o sistema nervoso e se tornarem meningite. “Por isso a importância da prevenção até você determinar se ela é contagiosa ou não. Existem duas bactérias extremamente contagiosas, que são a haemophilus e meningococo. Essas podem causar surtos nas escolas ou em outros locais”, destacou.
O tratamento das meningites virais é com sintomáticos: analgésicos e antitérmicos; já o das bacterianas, com antibiótico específico.
Alta A Santa Casa de Votuporanga informou ontem que uma menina de 8 anos de idade, aluna da escola de Cardoso, deu entrada no hospital no último dia 4, com meningite viral. Ela ficou internada e recebeu alta na sexta-feira (12), às 11h38.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/04/em-meio-a-casos-de-meningite-na-regiao-medica-de-votuporanga-alerta-sobre-a-doenca-n79786
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco