O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou ontem os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
Mais de 650 pessoas perdem o emprego com carteira assinada em um mês em Votuporanga. Foto: A Cidade
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Na manhã de ontem o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou os números do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de dezembro de 2025 – último levantamento realizado – e Votuporanga registrou saldo negativo na geração de empregos com carteira assinada.
Os dados mostram que o saldo entre contratações e demissões fechou em -665 postos de trabalho criados. São 1.582 desligamentos contra 917 admissões. O setor da indústria admitiu 228 trabalhadores e demitiu 391, portanto um saldo de -163 postos de trabalho.
A construção civil demitiu 40 pessoas e admitiu 37, resultando, resultando em -3 vagas. O comércio também ficou no vermelho, com -6 postos, porque contratou 367 trabalhadores e demitiu 373.
O setor de serviços registrou -486 vagas. São 274 contratações e 760 demissões. No ramo da agropecuária, 11 pessoas foram contratadas, e 18, dispensadas, resultando -7 vagas.
O Caged é um sistema que coleta e divulga informações sobre o mercado de trabalho formal. Ele monitora os registros de admissões e desligamentos de trabalhadores em empregos formais, ou seja, aqueles que possuem carteira assinada (regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT).
O saldo de empregos criados em um determinado período é calculado subtraindo-se o número de desligamentos do número de admissões no mesmo período. O saldo positivo indica que foram criados mais empregos formais do que perdidos, sinalizando crescimento no mercado de trabalho.