Tanto em 2014, quanto em 2013, o primeiro time na zona de rebaixamento terminou esta primeira fase com apenas 18 pontos
Restando ainda 21 pontos a ser disputados, Votuporanguense iguala pontuação de 2014 com apenas mais uma vitória
Se seguirmos o retrospecto dos últimos três anos na Série A3, é possível traçar algumas comparações na classificação geral e até mesmo definir quantos pontos são necessários para livrar-se do rebaixamento ou conquistar a classificação para a próxima fase. Apesar de estar apenas na 12ª rodada, o estadual pode estar perto de definir algumas vagas. A Votuporanguense que neste ano já soma 24 pontos, no ano passado foi a primeira equipe fora do G8, com 27 pontos soados.
Tanto em 2014, quanto em 2013, o primeiro time na zona de rebaixamento, e automaticamente rebaixado à Segundona Paulista, terminou esta primeira fase com apenas 18 pontos em 57 disputados. Nesta temporada, o Nacional, primeiro time no G8 da competição, detém os mesmo 18 pontos e estaria a um ponto de livrar-se deste mal. Em 2012, a Série A3 foi ainda mais disputada e a Inter de Bebedouro atingiu o descenso com 22 pontos.
O Tupã, primeiro time na zona de degola em 2015, soma 13 pontos até aqui. Atrás dele, estão Itapirense, Santacruzense e Francana, enquanto o Rio Preto aparece logo acima também com 13 pontos, mas uma vitória a menos. Para a zona de classificação, o Tricolor da Alta Paulista está apenas a cinco pontos.
Do outro lado, na briga pelo acesso, o retrospecto é favorável para o líder Juventus. Com uma campanha invejável, o time da Mooca soma 25 pontos até agora e estaria apenas a uma vitória da vaga na próxima fase. Em 2012, no ano mais pegado da competição, o Batatais conseguiu a classificação com 28 pontos. Já nas duas últimas temporadas, o Sertãozinho ficou com 31 em 2013 e o Independente com 29 em 2014.
Na média, os times precisariam de 29 pontos para chegar no quadrangular final. Sendo assim, a lanterna Francana já estaria descartada da briga. Com dois pontos e nenhuma vitória, a Veterana pode chegar apenas a 23 pontos, muito distante do ideal. Mas, ainda sim, o time tem chances de escapar do rebaixamento.