Início do plantio deve acontecer hoje com a chegada de carregamento de rolos de grama para dar forma ao novo tapete verde
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A nova arena Plínio Marin se prepara para dar início hoje a uma nova e importantíssima etapa: o plantio do gramado. Após atraso ocasionado pelas chuvas, a chegada dos rolos com grama devem dar forma ao tapete verde, que será o novo palco do futebol profissional em Votuporanga.
Ontem, funcionários fizeram os últimos ajuste no terreno. O sistema de irrigação foi acionado por várias vezes para assentar o solo, que já está devidamente nivelado e preparado para receber a planta.
O gramado chega ao local da obra em grandes rolos, de aproximadamente 40 metros de comprimento por 70 centímetros de largura. Se tudo ocorrer conforme o planejado, sem interferências externas, como a chuva, a previsão é de que a grama cubra totalmente o terreno até a próxima sexta-feira.
Enquanto isso, outras frentes de trabalho atuam em locais distintos da obra. A empresa responsável pela instalação das arquibancadas concluiu o trabalho na última segunda-feira (9), faltando apenas alguns retoques. Os postes, que sustentarão os alambrados, devem ser completamente instalados nessa semana. Ao redor do estádio, o terreno já foi preparado e nivelado por meio de máquinas. Outras frentes trabalham no setor dos vestiários e banheiros.
A área total do Complexo Esportivo, onde está sendo construído o estádio, é de 392 mil metros quadrados junto à Cidade Universitária da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga. Dentro do projeto ainda constam Parque Aquático com piscina olímpica e arquibancadas, vestiários, núcleo de fisioterapia, entre outros; e o circuito de skate, inaugurado no ano passado.
Cronograma
A Administração Municipal corre contra o tempo para entregar a obra, para que o time da cidade, o CAV (Clube Atlético Votuporanguense), tenha um local para receber os jogos do Campeonato Paulista da Série A2. Uma nova vistoria da Federação Paulista de Futebol está prevista para ocorrer no dia 25 deste mês.
O prefeito Junior Marão disse recentemente que o andamento das obras tem animado o torcedor votuporanguense. “Não apenas a arena, mas a avenida de acesso está praticamente pronta e também todo o entorno. O trabalho mais visível é o que vai se materializar a partir de agora, que é o plantio do gramado. A intenção nossa é deixar a grama por 60 dias totalmente intacta, para que ela pegue bem, sem problemas.
Marão confirma o atraso causado pela chuva. “Óbvio que a chuva da semana passada atrasou algumas coisas, mas elas já estavam previstas no cronograma para entregar dentro do programado para a disputa do futebol na série A2 do ano que vem”. O prefeito ainda destacou os planos para no ano que vem. “Já estamos trabalhando a cobertura e a iluminação para 2016. Para, em 2017, o que está na minha responsabilidade ficar pronto e termos uma das melhores arenas do interior de São Paulo”.
Na semana passada, representantes da Administração Municipal de Votuporanga terão uma reunião com o Ministério Público na capital do estado para a assinatura de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para garantir que todos os laudos da Federação de Futebol sejam entregues no dia 20 de janeiro de 2016, pouco antes do começo do campeonato. “Assim teremos tranquilidade para o término das obras”, finalizou o prefeito.