Votuporanga promove o 33º Festival de Capoeira neste sábado (21/11), na Praça Fernando Costa. O município receberá mais de 10 cidades para o evento, reunindo mais de 350 capoeiristas. O festival é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Unifev e conta com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) e Grupo de Capoeira Alvorada. Os colaboradores são HSA Chapas de MDF e Logística e Santa Cruz Supermercados.
O mestre Lousado explica que o evento é interestadual e faz parte das festividades da Semana da Consciência Negra. “Já é tradição na cidade, temos confirmadas presenças de capoeiristas de Piauí, Paraná e outros estados”, disse. Lousado contou que haverá homenagem ao mestre José Roberto Acorsini. “Ele foi quem trouxe a capoeira em 1982 para Votuporanga, que hoje está presente em todos os lugares”, complementou.
Às 15h30, no Complexo Esportivo “Mário Covas”, haverá a troca de graduação (troca de cordas). O projeto Axé Criança, da Secretaria da Cultura e Turismo, apresentará maracatu na ocasião. Ainda nesta semana, haverá apresentação de capoeira do Mestre Lousado às 21h no Campus Centro da Unifev na quinta-feira (19/11), às 21h. Na sexta-feira (20/11), será na Cidade Universitária, também às 21h.