Os jovens nadadores premiados no Troféu Eficiência 2015 em momento de confraternização na sede do Rotary 8 de Agosto
Aline Ruiz
O 1° Troféu Eficiência 2015 foi realizado na semana passada pela Associação Votuporanguense de Natação (Avonat) e pelo Centro de Excelência da Federação Aquática Paulista (FAP). O evento aconteceu na sede do Rotary Clube 8 de agosto e segundo o presidente da Avonat, Luiz Augusto da Silva Garcia, o Xaninho, a premiação visa motivar os alunos, fazendo com que eles melhorem cada dia mais as técnicas da natação.
“Nós realizamos uma competição em que todos os 17 atletas nadaram os quatro estilos, que são borboleta, costa, peito e o livre. Aí foi feita uma pontuação pela classificação de cada prova, e a somatória desses pontos que determinou quem é o atleta mais eficiente de cada categoria e sexo. O evento foi feito para entregar os troféus para esses atletas que se saíram melhor na competição”, contou o presidente.
Sobre a Avonat
A Avonat é uma associação que reúne pais e atletas da natação, que tem como objetivo o fomento e o desenvolvimento desse esporte no município. De acordo com o presidente Xaninho, “é uma sociedade organizada que representa a cidade frente à federação e nos calendários da secretária de esporte e lazer”, disse.
Ainda segundo ele, a Avonat integra crianças de 7 a 17 anos, que fazem um treinamento diário no Parque Aquático Prof. Luiz Carlos Toloni, próximo ao Ginásio de Esportes Mário Covas, das 16h às 18h30. “Os atletas participam de todo o calendário de competições da Federação Aquática Paulista, onde Votuporanga representa a 5ª região, que envolve equipes de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara, até Santa Fé do Sul”, contou Xaninho.
Já o projeto Centro de Excelência de Natação tem parceira entre a Federação Aquática Paulista, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo. O projeto trabalha com treinamento, aperfeiçoamento e também com as escolinhas de iniciação. “Atualmente, cerca de 400 crianças fazem parte do nosso projeto”, disse Xaninho.
Para finalizar, o presidente disse que as pessoas que se interessarem em participar basta ir até o Parque Aquático e fazer a inscrição. “É preciso levar um atestado dizendo que o atleta está apto a fazer natação. A partir daí já vai ser feita a matrícula para parte da manhã ou tarde”, finalizou.