Grupo comandado pelo sensei Adebaur Borges, composto por 14 atletas, fez bonito no Open Internacional de Artes Marciais
Votuporanga contribuiu muito para que São Paulo fosse a vice-campeã brasileira no Campeonato Nacional e Open Internacional de Artes Marciais, que aconteceu em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, no período de 12 a 15 de maio. O grupo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, comandado pelo sensei Adebaur Borges, composto por 14 atletas, trouxe na bagagem de volta a impressionante marca de 47 medalhas, das quais 23 de ouro, 16 de prata e 8 de bronze.
Os grandes destaques da competição foram as votuporanguenses Cleonice Domingos, Lauanda Karina e Adriana Luiza Basi, campeãs absolutas em suas disputas. A sensei Cleonice e a jovem promessa Lauanda conquistaram 4 medalhas de ouro cada, enquanto Adriana somou mais 3 ouros e 2 pratas.
Dentre os homens, o sensei Adebaur deu um show de vitalidade no alto dos seus 69 anos. Competindo com atletas mais jovens, a maioria com a metade de sua idade, Adebaur foi bicampeão no Kobudô (luta com armas), tanto usando o Bo (espécie de vara) como o Saí (forcado), levando para casa ainda mais outras duas medalhas de prata.
O desempenho dos votuporanguenses valeu inúmeros convites para competições do mais alto nível do karatê, inclusive no exterior. Adebaur, por exemplo, foi convidado para participar de um Mundialito, no Peru, reservado somente para grandes mestres do esporte. Próximo de completar 70 anos, o sensei da Secretaria de Esporte e Lazer é 7º Dan Shotokan, a maior graduação (que vai do 7º ao 10º grau).