Técnico esteve ontem na cidade em reunião com diretores e aproveitou para conhecer as estruturas do Clube dos 40 e da Arena
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Após a confirmação da participação do Clube Atlético Votuporanguense na Copa Paulista, que inicia no dia 3 de julho, a diretoria já tratou de anunciar o treinador Ito Roque como o novo comandante da equipe. Ito Roque, ex-Taubaté, foi campeão da Série A3 à frente do Burro da Central contra a Alvinegra, em 2015. O profissional esteve ontem na cidade e conheceu toda a estrutura do CAV.
O treinador almoçou no restaurante Garfus, na companhia do presidente Marcelo Stringari, dos diretores Paulo Ivaldi e Marcelo Melo, e do gerente de futebol Eder Delarice. Após a refeição e a conversa, Ito teria sido levado para conhecer a estrutura do CAV.
Passou pelo Centro de Treinamentos do Clube dos 40, e também conheceu a nova Arena Plínio Marin, palco do futebol profissional votuporanguense e “toca da Pantera”, que abriga Departamento Médico e alojamento dos atletas. A informação é de que uma proposta foi feita para o treinador comandar o time na Copa Paulista, já pensando na formação do elenco da Série A2 de 2016.
O A Cidade foi o primeiro meio de comunicação a noticiar a contratação, e a notícia repercutiu muito bem entre os torcedores. “Grande nome, estamos no caminho certo”, postou Antônio José Rodrigues. “Excelente contratação! Técnico de primeira linha”, comentou Anderson Ribeiro.
Após o anúncio, Ito Roque deve se inteirar da rotina do Clube Atlético Votuporanguense e iniciar a montagem do elenco para a Copa Paulista.
O treinador
Ito Roque percorreu todo o espinhoso trajeto até se tornar um treinador. Ele atuou como jogador e também preparador físico, além de ter estudado Educação Física. Neste desafio na sua jovem carreira de técnico, ele costuma cobrar muito de seus comandados.
“Com certeza ajuda o fato de eu ter sido jogador e preparador físico. Você aprende o que é bom para seus atletas. Até mesmo por isso costumo cobrar muito deles. Quero sempre o melhor para os jogadores e para o clube que defendo”, explica Ito Roque. E apesar deste pouco tempo de carreira, Ito já acumula gratas experiências, como uma passagem nos Emirados Árabes, outras duas no interior de São Paulo e mais uma, esta recentemente, em Goiás.
Em 2016, Ito Roque, de 47 anos, comandava o Sertãozinho na Série A3, mas foi demitido após derrota para a Matonense. Deixou o Touro dos Canaviais na nona colocação do estadual. No Taubaté, pegou a equipe na sétima posição com 19 pontos.
Em 2015, sob o comando da equipe na A3, chegou na equipe na nona rodada, com o time na 15ª colocação com nove pontos. Conseguiu a classificação à segunda fase e o acesso à A2, ambos com uma rodada de antecedência. Na final, reverteu em casa um placar de três gols de diferença para ficar com o título contra a Votuporanguense. Ao total, foram 12 vitórias, quatro empates e três derrotas em 19 partidas no Taubaté.