Cidade conseguiu mobilizar mais de 25% da população que, durante 15 minutos, praticaram qualquer tipo de atividade física, quase o dobro de sua "adversária" mexicana
Na última quarta-feira do mês de maio, dia 25, aconteceu em todo o Continente Americano, mais uma edição do Dia do Desafio. Neste ano, Votuporanga disputou com o município de Teapa, localizado no Estado de Tabasco, a 800 quilômetros da Cidade do México.
Computados os relatórios e apuradas as fotos e vídeos, a coordenação do evento consagrou a vitória votuporanguense, com o registro de 21.514 participantes, o que representa 25,4% da população oficial. Teapa mobilizou apenas 18,2% da população.
Para o Jhônny Dias, coordenador local do Dia do Desafio, "a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer conseguiu uma resposta positiva de estudantes, trabalhadores e demais segmentos da população, o que possibilitou atingir números expressivos, principalmente junto às escolinhas de base da Secretaria, academias, escolas e até órgãos da administração pública", destaca.
Para o secretário José Ricardo Rodrigues da Cunha - Mineiro, "a vitória é apenas um mero detalhe, visto que o Dia do Desafio não é propriamente uma competição e sim uma mobilização, para que o cidadão perceba as vantagens da prática esportiva como sinônimo de saúde e qualidade de vida", assinala.
Em Votuporanga, o evento foi coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer e contou com o apoio de todos os funcionários da Prefeitura, além de entidades, estabelecimentos educacionais e empresas.
O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e acontece todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o continente americano. A intenção é desenvolver competições entre cidades de um mesmo porte e, desta forma, estimular a adoção de hábitos de vida mais saudáveis como a prática diária de esportes e de exercícios físicos.