Aguardando assinatura de renovação com Governo do Estado, município arca com despesas para não interromper atendimento
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Inaugurado em 2014, o Centro de Excelência em Natação, localizado na avenida Joaquim José de Moraes, é considerado um verdadeiro sucesso entre as escolinhas gratuitas da Secretaria de Esporte e Lazer na formação de atletas, tanto por conta dos resultados obtidos, quanto pelo grande número de alunos atendidos atualmente. Entretanto, o funcionamento depende de um convênio com o Governo do Estado, que atualmente não está renovado.
A não renovação desse convênio gera dúvidas em pais de alunos que frequentam o Centro. A Prefeitura informou ao A Cidade que arca no momento com recursos próprios para a manutenção da escola e que vai continuar com as aulas gratuitamente à população.
Por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria de Esporte e Lazer de Votuporanga comunicou que ainda aguarda a assinatura de renovação do convênio por parte do Governo do Estado. Porém, a pasta afirma que as atividades não foram interrompidas já que o Município mantém o projeto, por intermédio de licitação para contratação temporária de empresa prestadora de serviços na área no valor de R$ 22.800.
O convênio com o Governo do Estado é temporário e precisa ser renovado a cada oito meses. Apesar da situação, a Secretaria reafirma que não existe risco de interromper as atividades.
Destaque
O Centro de Excelência em Natação possui cinco professores e cerca de 400 alunos. Dentre os principais objetivos estão o fomento da prática da natação em alto nível, a massificação da modalidade visando a descoberta de novos talentos, além do desenvolvimento de políticas para democratizar o acesso à prática do desporto, garantindo saúde física e mental aos praticantes, facilitando as relações interpessoais e atitudes comportamentais.
Desde a implantação do projeto, há dois anos, já foram conquistadas mais de 450 medalhas nos torneios regionais realizados pela Federação Aquática Paulista, Jogos Regionais e Abertos, Copa São Paulo de Natação e Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica.
Nesta edição dos Jogos Regionais que começou ontem, o Município está representado com 42 atletas na modalidade, com chances de medalhas.