Xaves e o lateral-direito Afonso, que estavam machucados, voltaram a treinar com bola; período deve dar mais ritmo ao elenco
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O segundo colocado do Grupo 1 da Copa Paulista aproveita a folga na tabela para treinar e recuperar atletas que ainda não estão 100% fisicamente. Dois deles, aliás, foram recentemente liberados pelo Departamento Médico e devem usar os 15 dias sem jogos para melhorar fisicamente e ficar à disposição do treinador Ito Roque.
A Alvinegra volta a campo apenas no dia 20 de agosto, um sábado, contra o Mirassol, na Arena. Um dos jogadores em recuperação de lesão é volante Xaves. Marcador aguerrido, o atleta está fora do time desde o início da competição, após ser constatada uma fissura na cartilagem do joelho.
Segundo o fisioterapeuta do CAV, Danilo Lima, trata-se de uma lesão complexa no tratamento, tendo que respeitar um período de 21 dias para o medicamento faça efeito, para só então poder trabalhar fisicamente. “Acredito que a folga favoreceu para melhorar a parte física do elenco. O Xaves mesmo estava em período de transição entre a parte médica e o campo. Na semana passada ele já fez um trabalho junto com o preparador físico Jean Cova. Agora, temos duas semanas cheias de trabalho e ele deve aprimorar a parte física para melhorar”.
O fisioterapeuta também aponta que o período sem jogos será bom para que jogadores que chegaram após o início dos treinos, como Luciano Mandi e Geilson, igualem o vigor físico dos demais.
Outro jogador que volta do DM é o lateral-direito Afonso, que sofreu lesão ainda na final da Série A2 desse ano e está recuperado. “Ele foi liberado definitivamente pelo médico e está fortalecendo a parte física”, diz Danilo Lima.