Caso termine em segundo, time de Votuporanga cairá no grupo 6; se ficar em terceiro, pode até enfrentar o São Paulo na próxima fase
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Faltando apenas uma rodada para o final da Copa Paulista, já é possível fazer uma projeção do futuro do Clube Atlético Votuporanguense na competição. Um empate contra o Olímpia no domingo (18) pode consolidar o time da cidade como segundo colocado do grupo, e colocar a Alvinegra no caminho de XV de Piracicaba, Nacional da capital e Comercial de Ribeirão Preto, que atualmente é treinado pelo votuporanguense e ex-CAV, Marcelo Henrique Dias.
A segunda fase da competição será disputada pelos 16 clubes classificados na primeira fase, divididos em quatro grupos de quatro que jogarão dentro dos respectivos grupos em turno e returno, classificando-se para a terceira etapa os dois com o maior número de pontos ganhos, considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase.
Neste final de semana, 11 confrontos fecham a primeira fase da Copa Paulista. Os Grupos 2 e 4 já tem definidos os seus representantes na segunda fase, restando apenas definir as posições dentro das quatro vagas. Já as outras duas chaves ainda possuem algumas vagas em aberto, sendo que seis times disputam três posições que darão o direito de avançar para próxima etapa da competição.
Grupo 1
O Penapolense já tem a liderança assegurada. A vice-líder Votuporanguense também já está classificada, mas joga por um empate diante do Olímpia para assegurar a segunda colocação. Além das duas vagas, os outros quatro times ainda disputam dois lugares no G4: Mirassol, Catanduvense, Olímpia e Marília ocupam do terceiro ao sexto lugar respectivamente. O Mirassol também precisa de apenas um ponto para avançar no torneio e enfrenta o Catanduvense que precisa de uma vitória por dois gols para ultrapassar o próprio rival ou torcer por um empate do Olímpia. Já o Marília necessita vencer e torcer para que nem Olímpia e nem Catanduvense vençam seus confrontos para garantir a última vaga classificatória.
Grupo 2
Os quatro classificados já estão definidos e apenas a liderança está em jogo. Apenas um ponto separa a atual líder Ferroviária do segundo colocado Rio Claro. O time de Araraquara jogará em casa diante do São Carlos, enquanto o Rio Claro recebe a lanterna Matonense. Em caso de vitória de ambos os clubes, a classificação ficará com o clube grená. Os outros dois classificados são o Comercial e São Carlos, na terceira e quarta posição respectivamente.
Grupo 3
Assim como o Grupo 1, a chave ainda precisa de definição. A quarta colocação será disputada por Paulista e São Paulo. A equipe de Jundiaí ocupa o quarto posto com 14 pontos e já terminou sua participação nesta primeira fase. O único time que pode ‘roubar’ esta vaga é o São Paulo. O Tricolor do Morumbi precisa de uma vitória simples diante do lanterna Juventus para ir a 15 pontos e passar de fase. A liderança do grupo também está em jogo. O XV de Piracicaba está um ponto a frente do Red Bull. Os clubes jogam entre si, em Campinas, em partida que definirá o primeiro colocado.
Grupo 4
Neste grupo, os quatros classificados já são conhecidos. O líder é o São Caetano que fecha sua participação diante do segundo colocado Santos. Quem está de olho nesse confronto é o Água Santa que precisa vencer o Flamengo, em Diadema, e torcer para os santistas não venceram os primeiros colocados. A quarta vaga pertence ao Nacional que com 13 pontos já terminou sua participação na primeira parte da competição. (Com informações da FPF)