Pela Segunda vez, Votuporanga será sede da maior competição do futebol Júnior do país; Grêmio é cotado para vir para a cidade
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga irá receber, pela segunda vez na história, jogos da maior competição de futebol Júnior de todo o Brasil. A Copa São Paulo que já revelou craques como Neymar, Deco, Luis Fabiano, Dener, Djalminha, Rogério Ceni, Vagner Love, entre outros, terá jogos na cidade a partir do mês de janeiro.
E como sede, Votuporanga terá seu time representante, o Clube Atlético Votuporanguense, firme na disputa. Para fazer uma boa apresentação frente a seus torcedores, o time que irá representar as cores alvinegra começa a treinar ainda esse mês.
Por meio de sua assessoria de marketing, a Votuporanguense confirmou ontem que a apresentação dos primeiros jogadores aos treinos será no dia 21 de novembro. O nome do treinador é o de Emerson, que comandou o sub-20 em 2016. Em 2014, no extinto Estádio Plinio Marin, o CAV disputou a competição, que contou com as participações na primeira fase do Figueirense-SC, Paysandu-PA e Ferroviária, de Araraquara.
A Copinha, como é conhecida, chega a sua edição de número 48, que tem início na primeira semana do mês de janeiro e término no dia 25, dia que comemora-se o aniversário da cidade de São Paulo e é disputado a final do torneio.
Grêmio
O secretário de Esporte e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, afirmou que há o esforço para que uma grande equipe do futebol brasileiro se aloje em Votuporanga durante a competição. O mais provável é o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense que, inclusive, após saber da estrutura da cidade, teria enviado pedido à Federação Paulista para jogar nas terras das “brisas suaves”.
Para a disputa do torneio, a diretoria do Votuporanguense fechou uma parceria com a Secretária de Esportes e Lazer de Votuporanga e com empresários.
A competição
Originalmente a competição era chamada de Taça São Paulo de Juniores e era organizada pela Prefeitura de São Paulo, e não pela FPF. Em 1987, o então prefeito Jânio Quadros decidiu não arcar com a Taça São Paulo, que não foi realizada naquele ano.
Disputada desde 1969, acontece sempre no início do ano (em algumas edições, o torneio foi realizado em janeiro do ano anterior), de modo que a final seja disputada no mês de junho até 25 de julho (dia do aniversário da federação paulista).
As duas primeiras edições foram disputadas apenas por clubes do estado de São Paulo, mas, a partir de 1971, a competição passou a receber clubes de todo o Brasil. Desde então, a Copinha, apelido dado a competição, é um torneio muito observado por imprensa, torcida, empresários e clubes, uma vez que é considerada a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro.