Encontro: atletas da equipe de Votuporanga assistiram uma palestra na tarde de ontem
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Membros da Equipe de Atletismo Paralímpico de Votuporanga assistiram uma palestra ministrada pelo professor Márcio Cleber Rufino Moreira, considerado uma autoridade no país quando o assunto é esporte paralímpico. O encontro ocorreu na tarde de ontem, no Centro do Empreendedor.
Na oportunidade, Márcio Cleber, que é Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2007, fez importantes esclarecimentos sobre regras e regulamentos aos atletas da equipe local e também à coordenação do grupo.
Na palestra, o professor explicou que atualmente, 22 modalidades fazem parte do programa paralímpico dos Jogos de Verão (paratriatlo, paracanoagem, atletismo, goalball, natação, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, basquete em cadeira de rodas, halterofilismo, remo, tiro com arco, bocha, futebol de 5, parabadminton, hipismo, ciclismo, rugby em cadeira de rodas, tiro esportivo, esgrima em cadeira de rodas, judô, tênis de mesa e taekwondo). Cada uma tem o seu sistema de classificação – uma divisão dos atletas por classes de acordo com a deficiência apresentada. Isso permite que as disputas sejam justas e equilibradas. O atletismo, por exemplo, tem as classes dos amputados, dos cadeirantes, dos deficientes intelectuais e visuais.
Conforme Carlos Alberto Maranho, o Cacau, coordenador da Equipe de Votuporanga, a presença de Márcio Cleber foi importante para os atletas aprofundarem seus conhecimentos sobre os regulamentos e regras, uma vez que o grupo vai participar dos Jogos Regionais.
Cacau destacou o total apoio que a Prefeitura de Votuporanga, por meio do prefeito João Dado e do secretário municipal de Esportes e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro, tem oferecido à Equipe de Atletismo local.