André Luis Correa Silva trouxe três medalhas para Votuporanga (Foto: Arquivo Pessoal)
Da redação
O trabalho de mais de 30 anos realizado pela SyoBukan Sports (Associação Votuporanga de Karatê) continua rendendo excelentes frutos. Nesse caso, conquistas de nível mundial. Entre os dias 14 e 19 deste mês, a cidade de Buenos Aires, na Argentina, sediou o Campeonato Mundial de Artes Marciais, válido pela International Martial Arts Tour (IMAT).
Participaram da competição brasileiros que embarcaram na jornada pela Federação Brasileira de Artes Marciais e, destes, dois votuporanguenses: André Luis Correa Silva e Adebaur Domingos Borges, ambos voltaram com títulos na bagagem.
Adebaur já é figura conhecida do karatê brasileiro. Aos 71 anos, dos quais 53 são dedicados aos treinos na Associação, já possuía no currículo vários títulos brasileiros, Pan-americano e Sul-americano. Agora, o Mestre Adebaur trouxe dois títulos mundiais, um no Kata Individual e outro na Kobudo (formas com armas).
As outras medalhas vieram para Votuporanga pelas mãos do jovem André Luis Correa Silva. Ele, que é faixa Preta 3 Dan, em sua participação em eventos internacionais, conquistou títulos no Pan-americano do Brasil e também no Sul-americano, realizados em Brasília-DF. O atleta votuporanguense conquistou no Mundial as medalhas de ouro no Kata Individual e também no Kumite Absoluto. Outra conquista foi a medalha de prata no Kata por equipe. Além dos três títulos conquistados, o votuporanguense foi eleito o Melhor Atleta do Mundo no Kata, categoria Formas Individuais, no Desafio de Nações, desbancando atletas do México, Venezuela e Peru. “O melhor dessa conquista foi poder partilhar tudo ao lado do meu grande professor, o mestre Adebaur. Foram 20 anos de dedicação para que esse momento se tornasse realidade”, destacou André Luis.
O maior desafio do Campeonato Mundial foi, sem dúvida, conseguir fundos para custear a participação na competição. “Contamos apenas com nossos próprios salários, amigos e pouca ajuda. É uma pena dizer isso, mas o esporte em Votuporanga não tem o devido reconhecimento”, destacaram os atletas. “Contudo, as portas estão abertas para que novos apoiadores possam integrar e ajudar a equipe a conquistar mais títulos”.