A competição é uma das mais tradicionais da natação brasileira e serve como seletiva para o campeonato mundial; Heitor ficou na 17ª colocação
O atleta de Votuporanga Heitor Napolitano, de 15 anos, conquistou índices importantes em uma das maiores competições de natação do Brasil (Foto: Divulgação)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O atleta votuporanguense Heitor Napolitano Fonseca Reis, de 15 anos, do Centro de Formação de Natação do município segue quebrando recordes e chegando aonde nenhum outro nadador daqui chegou. Desta vez foi em uma das mais tradicionais competições da natação brasileira, o conhecido Troféu José Finkel, que aconteceu em Bauru nesta semana.
É nesta competição que normalmente os atletas do Brasil conquistam os índices necessários para participar de competições mundiais, a próxima inclusive que deve acontecer em Abu Dhabi. Heitor que participa da competição pela categoria juvenil, nadou a prova dos 200 m borboleta e ficou em 17º lugar no ranking absoluto, a marca foi a sua melhor individual, ele chegou aos 2min2s87.
Mais esse objetivo conquistado em nome de Votuporanga, segundo o coordenador do Centro de Formação, Luiz Augusto da Silva Garcia, o Xaninho, é motivo de orgulho e de continuar focado em objetivos maiores.
“É uma marca respeitável, o recorde brasileiro de categoria é 2min01s80 ele quase bateu o recorde brasileiro da categoria dele. Poucos atletas do juvenil participam da competição. Foi o primeiro atleta de Votuporanga a nadar o José Finkel, assim como foi o primeiro a ser campeão brasileiro, já tivemos campeões paulistas, mas ele tem se notabilizado por ser o primeiro e quebrar recordes em todas as competições que ele participa”, disse.
O coordenador disse que agora Heitor aguarda a convocação para disputar o campeonato Sul-Americano e também do Troféu Chico Piscina, que acontece em Mococa-SP.
“Ele está muito focado, gosta de treinar, se dedica bastante, não negligência treinos. Com certeza, aliado ao bom trabalho que o Alan vem fazendo a frente da equipe, com certeza ele vai longe”, completou.