Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/esporte/2021/08/no-dia-do-ciclista-votuporanguense-conta-historia-de-superacao-a-bike-mudou-a-minha-vida-n68733 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Esporte
No Dia do Ciclista, votuporanguense conta história de superação: ‘a bike mudou a minha vida’
O vendedor Sergio Benedito Ferraz, de 46 anos, é ciclista há três anos e meio e encontrou no esporte o ‘prazer da vida’
O ciclista Sergio Ferraz, de 46 anos, contou que se apaixonou pelo esporte nas primeiras pedaladas; ele perdeu 33 quilos e teve melhoras ‘surpreendentes’ na saúde (Fotos: Arquivo pessoal)
Da redação
Hoje é o Dia Nacional do Ciclista, praticante de uma modalidade com um vasto universo de histórias de superação. Uma dessas histórias é a do vendedor votuporanguense Sergio Benedito Ferraz, de 46 anos. A princípio, ele começou a pedalar para perder peso, mas se apaixonou pelo esporte logo nas primeiras pedaladas.
“No início, comecei [a praticar ciclismo] para ajudar na perda de peso, mas, na primeira quinzena, já me apaixonei pelo esporte e não parei mais. Perdi 33 quilos. Já cheguei a [pesar] 115 quilos. Hoje, estou com 82”, contou o ciclista, em entrevista ao jornal A Cidade.
Jornada
Além da perda considerável de peso, Sergio contou que o ciclismo contribuiu para a melhora da sua saúde. “Tenho asma e faço uso contínuo de medicamento. A bike me ajudou de uma forma surpreendente e as dosagens dos meus medicamentos diminuíram muito. A saúde é outra, a disposição, enfim... a bike mudou minha vida. Hoje, digo com certeza que pedalar é prolongar o prazer da vida de uma forma única que só quem pedala entende essa sensação”, disse o ciclista.
Quando perguntado sobre a sua principal conquista na modalidade, Sergio destacou as relações que conseguiu cultivar nos últimos anos. Relações, aliás, que permitiram que o vendedor criasse um grupo de ciclismo, chamado “Pedal da Cilada”.
Ele também contou que é neste grupo onde enfrenta seu maior desafio: “trazer pessoas que pedalavam muito pouco, as vezes pessoas não aceitas em outros grupos, por serem conhecidas como ‘atrasa pedais’, e, aos poucos, treinar essas pessoas e fazer com que realizassem qualquer tipo de pedal que quisessem. Acredito que qualquer pessoa é capaz de fazer qualquer tipo de pedal, desde que treine corretamente e tenha apoio”, disse.
Aventuras
A vivência de Sergio no ciclismo é recheada de aventuras e jornadas, conforme ele mesmo contou. Uma delas, inclusive, está entre o que mais o marcou na modalidade.
“Umas das coisas que me marcou muito foi levar um grupo de 20 pessoas até a Cachoeira do Talhadão, em Duplo Céu [SP]. Na época, recebi muitos comentários de que não ia conseguir, mas cada frase ruim que eu recebia, transformava em combustível. Foi um desafio pessoal fazer esse grupo chegar em segurança até lá. E assim fiz. A alegria dessas pessoas ao chegarem lá, a sensação de vitória, foi algo que me emocionou muito”, contou Sergio.
Outra aventura do ciclista – essa que, segundo ele, rendeu muitas histórias com os amigos Crespo e Danilo - foi pedalar de Votuporanga até a Cachoeira do Veloso, em Populina (SP). Foram 12 horas pedalando, para cobrir os 220km de distância entre uma cidade e outra.
Projetos
Em relação a projetos futuros, Sergio se manteve misterioso, mas adiantou alguns pontos à reportagem. “Tenho algumas ideias e um projeto montado, que é um sonho muito grande conseguir colocar em prática. O futuro a Deus pertence, mas, quero sim ter a oportunidade de por essa ideia em prática”, finalizou o ciclista.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/esporte/2021/08/no-dia-do-ciclista-votuporanguense-conta-historia-de-superacao-a-bike-mudou-a-minha-vida-n68733
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco