Flávia Braga Chaves disputou na modalidade de arremesso de peso e conquistou a 2ª posição 1ª Fase Nacional do Circuito Brasil Paralímpico
Flávia conquistou a sua posição no pódio no meio de 20 competidoras e somente ela e a atual campeã brasileira conseguiram os índices necessários (Foto: Divulgação)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
A atleta paralímpica votuporanguense Flávia Braga Chaves, da classe funcional F54, representou bem a cidade na 1ª Fase Nacional do Circuito Brasil Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo e foi destaque entre os melhores atletas do país. A competição aconteceu no CPM (Comitê Paralímpico Brasileiro), na capital paulista, no sábado (25).
Flávia disputou durante o torneio a modalidade de modalidade arremesso de peso e conquistou a 2ª posição, com a marca de 5,24 m. Esse resultado ficou 0,52 cm atrás da atual campeã brasileira, Poliana Souza, grande nome para representar o país na próxima Paraolímpiada.
A votuporanguense conquistou a sua posição no pódio no meio de 20 competidoras e somente ela e a atual campeã brasileira conseguiram os índices necessários da competição nacional.
A atleta da cidade treina com a equipe da Secretaria Municipal de Esporte pelo professor Carlos Maranho, o conhecido Cacau, que está a frente dos atletas da modalidade. O grupo é apoiado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio do prefeito Jorge Seba (PSDB) e do secretário de esportes, Marcelo Stringari. Nesta viagem, o motorista da Pasta, Renie, acompanhou e também colaborou como staff da atleta.
“Parabéns a todos envolvidos, por elevar o nome da nossa cidade em um patamar tão alto”, disse a equipe em nota.
Fim de semana movimentado no esporte
O fim de semana foi de inúmeros resultados expressivos para os atletas de Votuporanga que participaram de grandes competições em diversas modalidades e subiram ao pódio, que já virou ponto de encontro dos nossos medalhistas.
Copa São Paulo de Judô Aspirante
No judô, dois votuporanguenses representaram a cidade na Copa São Paulo de Judô Aspirante, considerada a maior competição da América latina, com mais de 1.500 atletas do estado de São Paulo e de outros 11 estados do Brasil. As lutas ocorreram no Ginásio Poliesportivo Municipal “Adib Moises Dib”, na cidade de São Bernardo do Campo. Mateus Eleutério Figueiredo foi campeão na categoria Sub 18 Meio Pesado depois de vencer três lutas, sendo as duas primeiras conquistadas por Ippon direto (pontuação semelhante ao nocaute do boxe) e a final por imobilização no solo, sagrando-se campeão na categoria.
Leonardo Bianchini de Oliveira Caetano também participou na categoria Sub 18 Meio Leve mas, infelizmente, não obteve colocação. Leonardo, teve uma luta de três minutos muito acirrada que terminou em empate e mais um minuto difícil de “Golden Score” (ponto de ouro). A decisão foi para a arbitragem que decidiu por 2 pontos a 1 contra o votuporanguense.
Os dois atletas fazem parte da escolinha de base de judô da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Votuporanga, com aulas no CSU, sob coordenação da professora sensei Daniela F. Paszko Pereira, faixa preta 2º DAN.
Desafio Rural de MTB em Bom Jesus dos Perdões
No ciclismo, Viviane Hara mais uma vez encarou desafios e subiu ao pódio. Com percurso de mais de 2 mil metros de altimetria, bem no estilo Serra da Mantiqueira, Viviane conquistou o terceiro melhor tempo na categoria geral depois de percorrer duros 62 km.
26ª Corrida Pedestre de Aniversário de Lourdes
No domingo (26), também aconteceu Corrida de Pedestre em Lourdes, para comemorar o aniversário da cidade. Como não poderia faltar, tivemos atletas votuporanguenses subindo ao pódio em várias categorias.
Karina Franzin, segue defendendo seu primeiro lugar na classificação geral. Também ocuparam o degrau mais alto em suas categorias, os atletas: Andressa Alcantara (35 a 39); Luzia Aguiar (65 a 69); e José Carlos de Carvalho (60 a 64). Osmar Andrade ficou em segundo na categoria de 50 a 54; em terceiro lugar ficaram Jaciara Andrade (45 a 49) e Osmani Borba (55 a 59); em quarto lugar, Daniel Moretti (45 a 49) e Maurício Padilha (55 a 59); e, em quinto, Lafaiete Avanco (25 a 29). Também participaram da prova João Bocato (8º lugar na categoria 45 a 49), Ademilson Aparecido Pereira (13º de 40 a 44) e Marcio Antônio Aguiar (16º de 40 a 44).