A judoca votuporanguense Nauana Silva brilhou na Seletiva Nacional e deu importante passo dentro do ciclo Paris 2024
Nauana foi campeã da seletiva pela primeira vez na carreira (Foto: Carol Coelho/ECP)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A judoca votuporanguense Nauana Silva obteve mais uma grande conquista em sua curta, mas vitoriosa carreira. Com apenas 20 anos, a atleta do Pinheiros venceu a Seletiva Nacional e garantiu pela primeira vez vaga em uma etapa do Circuito Mundial, além de dar mais um importante passo dentro do ciclo para as Olimpíadas de Paris em 2024.
Realizado no final do mês passado, no Ginásio Henrique Villaboim, casa do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, o torneio reuniu judocas brasileiros para a quarta e última etapa da Seletiva Nacional, que encerrou o processo de formação da seleção brasileira de judô no ciclo Paris 2024.
Nauana, assim como os demais campeões de suas categorias, têm como premiação o investimento da Confederação Brasileira de Judô para participarem de uma etapa do Circuito Mundial nos próximos meses. As convocações serão individualizadas de acordo com avaliação da comissão técnica, que acompanhou toda a competição em São Paulo.
A atleta votuporanguense venceu a Seletiva na categoria meio-médio (63kg) e competirá no circuito sênior pela primeira vez. Na final, ela derrotou, por ippon, a lutadora Maria Eduarda Diniz, do Flamengo. “É uma sensação maravilhosa. Eu treinei muito para essa seletiva, estava com a mente de ser campeã antes mesmo de estar aqui lutando. Acho que consegui colocar tudo o que eu venho treinando em prática e deu certo”, comentou a judoca.
Nauana revelou que estava um pouco nervosa, no entanto ficou mais confortável por estar lutando em casa. “Coloquei essa pressão em cima de mim, de lutar e ganhar em casa e me motivei com isso”, disse.
Nauana
Nauana iniciou sua carreira nos tatames do CSU de Votuporanga, em um projeto social, antes de iniciar os treinos pela academia Dojo Judô, em Votuporanga, com os senseis Leonardo Eduardo e Marcelo Sanches. Atualmente ela mora em São Paulo e é atleta do Esporte Clube Pinheiros. A votuporanguense vem se destacando em competições nacionais e internacionais. Recentemente ela foi medalha de bronze na Copa Europeia de Judô em Paris.