Em Votuporanga é possível aprender de graça, na escolinha desenvolvida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
As aulas ocorrem no Ginásio Mário Covas (Foto: Divulgação)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Atrás apenas do futebol, o voleibol é o segundo esporte mais praticado no Brasil. Em Votuporanga é possível aprender de graça, na Escolinha de Vôlei da Prefeitura Municipal, desenvolvida por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. São cinco turmas disponíveis.
As aulas são ministradas pela professora Marcinha Mantai e ocorrem no Ginásio Mário Covas. As turmas são divididas por faixa: mirim iniciação feminino (10, 11 e 12 anos); mirim treinamento feminino (10, 11 e 12 anos), infantil iniciação feminino (13 e 14 anos), infanto treinamento feminino (14, 15 e 16 anos), infantil e infanto masculino (12, 13, 14, 15 e 16 anos).
A Escolinha de Vôlei também tem duas equipes adulto (acima de 21 anos) e masters (acima de 40 anos), turmas de treinamento que representam a cidade em competições. Recentemente, a equipe masters foi você campeã no Torneio da Amizade na categoria 50 anos na Série B Ouro, na cidade de Águas de São Pedro.
Em Votuporanga, os locais públicos para prática da modalidade são quadras de vôlei de areia no Parque da Cultura, além das escolas municipais (mediante agendamento), Mário Covas e CSU, que também necessitam de agendamento.
De acordo com a professora Marcinha, a prática do vôlei melhora a circulação de oxigênio no corpo, a cognição e estimula a sinapse dos neurônios. “Melhora também as funções cardiorrespiratórias, a coordenação motora, fortalece o corpo, aumenta a flexibilidade e auxilia na manutenção do peso”, explicou.
Os interessados em participar da Escolinha de Vôlei devem ligar na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para verificar horários e vagas. O telefone de contato é (17) 3426 – 1200. Após conversa com a pessoa interessada, a professora avalia o aluno e verifica em qual turma ele deverá treinar.